Receita de Abará baiano

Receita de Abará baiano
Imagem: maisvidamenoslixo.com.br

A culinária baiana é rica em sabores e pratos de influência africana, que queremos dar a conhecer aqui no TudoReceitas.com. Por isso lhe apresentamos esta deliciosa receita de abará baiano, um bolinho de feijão-fradinho moído, semelhante ao acarajé, mas tradicionalmente cozido em folha de bananeira. Confira abaixo os ingredientes e preparo!

8 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Bahia
Ingredientes:
Como fazer Abará baiano:
1

Para fazer esta receita de abará passo a passo comece por lavar bem o feijão: coloque-o em uma vasilha grande com água, remexa e tire com uma peneira as cascas que se soltarem. Escorra o feijão e repita até a água sair limpa.

Imagem: santomenu.com.br
2

De seguida bata o feijão no moinho, para transformar em purê, e depois bata com uma colher de pau, para ficar leve e volumosa.

Dica: Também pode bater no liquidificador, adicionando um pouco de água.

Imagem: saboresdacozinhasemgluten.blogspot.pt
3

Acrescente o camarão moído, a cebola, o fundo misto e o gengibre. Misture, adicione azeite de dendê e envolva tudo para obter uma massa homogênea e amarela.

Imagem: chef-rosa.blogspot.pt
4

O passo seguinte do abará baiano é passar as folhas de banana no fogo, para que fiquem mais flexíveis. Depois enrole porções da massa anterior nas folhas, como se fosse uma pamonha, e coloque a cozinhe no vapor ou em banho-maria, por 40 minutos.

Dica: Se cozinhar o abará no vapor, cubra com aparas da folha da bananeira, que ajuda a reter o vapor e a deixar o abará mais úmido.

Imagem: diariogastronomicodavania.blogspot.pt
5

Após o passo anterior, seu abará baiano está pronto! Sirva quente ou frio, puro ou acompanhado de molho de pimenta baiano, camarão seco, caruru, vatapá, caruru e salada simples. Bom apetite!

Imagem: maisvidamenoslixo.com.br

Se você gostou da receita de Abará baiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.