Receita de Acarajé tradicional da Bahia

Receita de Acarajé tradicional da Bahia

O acarajé é uma deliciosa especialidade da culinária afrobrasileira, preparado com massa de feijão-fradinho e cebola e depois frito em azeite de dendê. Se você nunca provou essa iguaria, ou se quer aprender a fazer em casa, confira esta receita de acarajé tradicional da Bahia que compartilho no TudoReceitas e prepare sem erro!

5 convidados 8h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Acarajé tradicional da Bahia:
1

Para fazer seu acarajé caseiro comece por escolher o feijão. Depois coloque o feijão em um processador e pressione 'Pulse' para que quebre levemente.

Dica: Cuidado para não triturar os feijões em excesso. Deve-se somente quebrá-los grosseiramente, pois essa operação ajuda na retirada das cascas.

Imagem: pdsalsa.blogspot.pt
2

Coloque os feijões em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por algumas horas, esfregando várias vezes com as mãos para que as casquinhas se soltem e subam à superfície.

Dica: Vá trocando a água ou use uma peneira para eliminar as casquinhas.

Imagem: temperoeprosa.blogspot.pt
3

Quando já não restarem cascas de feijão escorra bem a água e coloque os feijões novamente no processador. Acrescente a cebola picada grosseiramente, tempere com o sal e a pimenta do reino e bata até obter uma massa cremosa, porém consistente.

Dica: Se necessário, acrescente um pouquinho de água.

Imagem: nadagourmet.blogspot.pt
4

Coloque o azeite de dendê em uma panela ou frigideira e esquente. Coloque a massa do acarajé em uma tigela ou panela e bata bem com uma colher de pau para arear a massa - quanto mais areada a massa, melhor ficará a consistência de seu acarajé.

Imagem: meuestiloteuestilo.blogspot.pt
5

fritando o acarajé às colheradas, dois a dois no máximo, até que estejam bem dourados. Finalmente sirva o acarajé tradicional da Bahia recheando com vatapá de camarão, molho vinagrete e outras guarnições a seu gosto.

Se você gosta da culinária da Bahia confira também como preparar cuscuz de tapioca baiano e bolinho estudante de tapioca. Bom apetite!

Dica: Atenção para não fritar o acarajé em óleo muito quente pois pode ficar cru no centro.

Se você gostou da receita de Acarajé tradicional da Bahia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.