Receita de Alcachofras gratinadas com presunto

Receita de Alcachofras gratinadas com presunto

A alcachofra é um legume de origem africana e com muitas propriedades benéficas para nosso organismo, tais como potássio, sódio e fósforo. Existem várias formas de cozinhar alcachofra, e no TudoReceitas.com apresentamos-lhe as mais saborosas! Confira abaixo a receita de alcachofras gratinadas com presunto e experimente!

1 convidado 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Pra preparar esta receita de alcachofras gratinadas com presunto comece por reunir os ingredientes. Neste caso usei corações de alcachofra que vêm em lata, e que se podem encontrar à venda no supermercado. Esta opção poupa bastante tempo no preparo da receita.

2

Prepare um molho branco básico: leve ao fogo médio uma panela com o azeite, e refogue nele as cebolas cortadas em pedaços. Assim que ficarem transparentes, acrescente a farinha, sal e pimenta a gosto.

3

Quando a farinha estiver dourada, adicione um pouco de leite e misture muito bem, para desfazer a farinha sem formar grumos. Acrescente o leite restante, tempere com sal, pimenta e tomilho. Quando este molho das alcachofras gratinadas com presunto engrossar, desligue o fogo.

4

Coloque num refratário grande ou em refratários individuais os corações de alcachofra e o presunto cortado em pedaços.

5

Cubra os ingredientes anteriores com o molho branco e, para gratinar as alcachofras, polvilhe o queijo ralado. Leve a assar no forno preaquecido a 180ºC durante 10-15 minutos, ou até o queijo derreter e ficar dourado.

6

Após o passo anterior, a receita de alcachofras gratinadas com presunto estará pronta! Sirva como entrada numa ocasião especial, como o Natal ou o Ano Novo, pois a alcachofra é um ingrediente caro. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Alcachofras gratinadas com presunto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Alcachofra.