Receita de Alegrias de amaranto

Receita de Alegrias de amaranto

Alegrias são doces feitos de amaranto e mel ou açúcar mascavo, adornados com pedaços de nozes, passas e em alguns casos amendoins e outros frutos secos. O amaranto contém muitas propriedades nutritivas, além de ser um alimento importante para os povos pré-hispânicos, daí a popularidade destas sobremesas mexicanas. Se você quer saber como fazer alegrias de amaranto, continue no TudoReceitas e não perca o passo a passo!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem sal, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Alegrias de amaranto:
1

O primeiro passo para preparar alegrias de amaranto é colocar à mão todos os ingredientes e utensílios que vai necessitar.

2

Leve o amaranto ao fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre, para doure levemente sem chegar a queimar. Após esse tempo, reserve o amaranto em uma tigela grande.

3

Na mesma frigideira, e sem deixar de mexer, torre o amendoim até dourar e reserve. Da mesma forma, torre as nozes e as sementes separadamente, cada fruto seco requer um tempo diferente para dourar no calor.

4

Uma vez dourados, misture o amendoim, as sementes de abóbora e as nozes com o amaranto.

Dica: Também pode adicionar pinhões, amêndoas, etc. ou substituir as passas com seu fruto seco favorito.

5

Separadamente, quebrando o açúcar mascavo em pequenos pedaços e despeje em uma panela juntamente com o suco de limão e mel.

6

Ferva o açúcar mascavo em fogo médio, mexendo sempre. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por mais 15 minutos.

7

De seguida, retire do fogo e deixe descansar durante dez minutos para que esfrie ligeiramente. Adicione as passas e aguarde alguns minutos até que elas se hidratem no mel.

8

Despeje o mel sobre o amaranto, sementes e nozes. Misture com uma colher ou uma colher de pau até que tudo esteja perfeitamente integrado.

9

Rapidamente, despeje a mistura para um recipiente previamente forrado com papel manteiga ou papel alumínio e pressione com as mãos para torná-lo compacto dentro do molde. Molhe as mãos com água fria para a mistura não grudar e não se queimar, pode ter de molhar as mãos várias vezes.

10

Deixe descansar por, pelo menos, duas horas. Retire a mistura de alegrias e coloque-ao sobre uma mesa de corte. Retire o papel e, usando uma faca bem afiada ou um cortador de biscoitos resistente, corte as alegrias de amaranto em quadrados do tamanho desejado, molhando seus utensílios entre cada corte.

11

Suas alegrias de amaranto estão prontas a comer! Desfrute dessa sobremesa mexicana com toda a família!

Buscando outras receitas com amaranto? Confira:

  • Almôndegas de quinoa e amaranto

Escreva o seu comentário sobre a receita de alegrias de amaranto e não hesite em postar uma fotografia do resultado. Partilhe também as suas receitas originais no TudoReceitas e arrase! Bom apetite!

Dica: Se as alegrias de amaranto não forem consumidas imediatamente, embrulhe em papel filme e mantenha um local fresco e seco.

Se você gostou da receita de Alegrias de amaranto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Barras de cereais. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.