Receita de Aletria doce para o Natal

Receita de Aletria doce para o Natal
Imagem: iguaria.com

A aletria é uma sobremesa de Natal portuguesa preparada com macarrão cabelo de anjo, gema de ovo e especiarias. Em aspeto é semelhante ao arroz doce e a consistência quer-se cremosa, quase como leite creme. Nas famílias portuguesas é tradição servir aletria doce na ceia de Natal. Se você quer aprender a preparar aletria doce para o Natal, confira esta receita do TudoReceitas.com!

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Aletria doce para o Natal:
1

O primeiro passo da receita de aletria doce portuguesa é desfazer os novelos de macarrão com as mãos e levar a cozer no fogo médio, numa panela com água abundante, por 5 minutos. Escorra e reserve.

Dica: Pré-cozinhamos o macarrão para que ele fique bem macio.

Imagem: segredosdatiaemilia.com.br
2

Reserve meia xícara de leite e coloque numa panela junto com a casca de limão, os paus de canela e o açúcar. Leve ao fogo médio e, quando estiver quente, adicione o macarrão e cozinhe mexendo sempre, até que o macarrão absorva quase todo o leite.

Desligue, acrescente a manteiga e misture bem.

Imagem: piripirichef.wordpress.com
3

O passo seguinte desta receita de aletria para o Natal é bater as gemas com um garfo, adicionar o leite reservado e misturar. Acrescente um pouco de aletria, para temperar as gemas, misture bem e junte à panela.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto a ovo.

Imagem: portuguesediner.com
4

Incorpore bem as gemas na aletria e leve de novo ao fogo, por apenas 1-2 minutos. Desligue, retire as cascas de limão e o pau de canela e sirva a aletria doce quente ou fria, decorada com canela em pó. Aproveite esta receita de Natal e diga-nos o que achou!

Imagem: iguaria.com

Se você gostou da receita de Aletria doce para o Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.