Receita de Alho confitado para a imunidade

Receita de Alho confitado para a imunidade

O método de confitar é uma técnica culinária antiga de conservação de alimentos, você sabia? A diferença para as conservas habituais é que, ao invés de usar água para o cozimento, se usa gordura, e esta técnica acaba por ser uma maneira saudável e saborosa de consumir legumes, por exemplo.

Mas, para que esta técnica seja saudável, é de extrema importância observarmos a qualidade das gorduras utilizadas! No caso desta receita de alho confitado, um bom azeite de oliva, o tempo e a temperatura a que vamos submeter os alimentos. A temperatura não pode passar de 60 a 80 graus para que não haja perda de nutrientes, e o tempo ideal é de 20 a 30 minutos. Você poderá optar pelo processo de banho-maria ou o uso de termômetros, caso seu forno não seja totalmente regulado.

Lembrando que estamos entrando no inverno e vivemos dias onde nossa saúde precisa estar bem cuidada, preparei esta receita de alho confitado para a imunidade que com certeza fará toda a diferença nos seus preparos culinários e ainda permite que você usufrua do benefícios do alho! Ficou curioso? Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer alho confitado no azeite com dicas e fotos.

6 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Confitado
Ingredientes:
Como fazer Alho confitado para a imunidade:
1

Separe os ingredientes para esta receita de alho confitado no azeite. Separe os dentes de alho da cabeça, mas mantenha a casca.

Dica: neste momento pré-aqueça o forno numa temperatura baixa (entre 60 a 80 graus).

2

Em uma assadeira pequena coloque os dentes de alho, o louro e os ramos de tomilho. Cubra com o azeite e leve ao forno baixo, entre 60 e 80 graus, por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Dica: a azeite não pode ferver. A ideia é que o alho cozinhe lentamente, sem perder suas propriedades nutricionais.

3

Depois deste período, retire a assadeira do forno e espere o preparado de confit de alho esfriar por completo.

Dica: o cozimento no forno fará com que o alho perca a acidez e se torne adocicado!

4

Transfira todo o conteúdo da assadeira para um pote de vidro esterilizado e que feche hermeticamente, de preferência. Acrescente as pimentas.

5

Você poderá optar por armazenar os alhos já sem casca. Neste caso, basta delicadamente descascar os alhos e armazená-los no pote com os demais ingredientes desta receita, incluindo as pimentas.

6

Use o seu confit de alho no preparo de massas, molhos e carnes, recheios de pães, pastas e antepastos, brusquetas e torradas, no lugar do alho cru. Se gostar, deguste os alhos diretamente do pote, são uma delícia e muito saudáveis!

Se você gostou da receita de Alho confitado para a imunidade, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros molhos e acompanhamentos.

Alho e imunidade: quais os benefícios do alho?

Já ouviu falar que o alho faz bem para saúde porque é um excelente aliado do nosso sistema sistema imunológico? Agora que você sabe como fazer alho confitado para a imunidade, fique por dentro das propriedades e benefícios do alho!

O alho tem importantes funções protetoras do nosso organismo por ser rico em minerais como selênio e zinco, que ajudam a nos manter livres de agentes infecciosos. Graças a isso, o alho funciona como um antibiótico natural e um poderoso estimulante do sistema imunológico. Ao utilizar a técnica de confitar da receita indicada acima, conseguimos extrair melhor os compostos bioativos presentes no alho e nos demais ingredientes que venhamos a utilizar neste confit, tornando assim a receita de alho confitado super especial para a imunidade!

Confira também estas receitas saudáveis que ajudam a aumentar a imunidade:

  • Sopa de inhame para aumentar a imunidade
  • Suco poderoso para aumentar a imunidade
  • Chá de gengibre, limão e própolis