Receita de Aligot de batata fácil

Receita de Aligot de batata fácil

Um purê de batata muito cremoso e que ainda combina dois tipos de queijo: essa é a nossa receita de aligot de batata fácil!

O aligot é um clássico francês que pode ser servido como pré-sobremesa ou como acompanhamento. O grande destaque desse purê de batata é a combinação de queijos, que garante ainda mais sabor para o prato - aqui a nossa escolha foi a mussarela e o gruyere. É simplesmente impossível não amar essa receita!

Confira o passo a passo completo dessa saborosa guarnição aqui no TudoReceitas!

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, Cozido, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Aligot de batata fácil:
1

Comece separando os ingredientes. Rale os dois queijos e lave bem as batatas, pois vamos cozinhá-las com casca.

2

Leve uma panela com água e uma boa pitada de sal ao fogo e cozinhe as batatas (com a casca) até ficarem macias.

3

Quando estiverem cozidas, tire da água e descasque ainda quente (cuidado para não se queimar: descasque com ajuda de um pano de prato seco). A casca sairá com facilidade. Em seguida amasse bem as batatas usando um espremedor.

4

Coloque as batatas amassadas em uma panela, junte o leite e a manteiga e leve de volta ao fogo dessa vez em temperatura baixa mexendo sempre.

5

Assim que a manteiga derreter, despeje o creme de leite e misture bem.

6

Por fim, junte os queijos aos poucos, intercalando entre o gruyere e a mussarela, mexendo bem até incorporar todo o queijo.

7

Seu aligot de batata está pronto!

8

Essa delícia pode ser servida como acompanhamento ou, do jeito clássico francês, como pré-sobremesa. Você vai amar esse aligot de batata com dois queijos! Bom apetite!

Confira também como nosso aligot de batata fácil combina muito bem com outra receita:

  • Contra filé ao molho de vinho tinto

Se você gostou da receita de Aligot de batata fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.