Receita de Aligot de batata original francês

Receita de Aligot de batata original francês

Provou a receita de aligot francês no bistrô ou restaurante e agora quer fazer em casa? Aqui no TudoReceitas compartilhamos a receita de aligot de batata original francês para você fazer bem facilmente com nosso passo a passo em fotos!

O queijo tome fraîche de l'Aubrac é o grande segredo do verdadeiro aligot francês! Este é um queijo de vaca curado, típico das montanhas francesas, que derrete rapidamente quando entra em contato com o calor, resultando num queijo cremoso e muito elástico. No entanto, é a mistura do queijo com o purê de batata que realmente nos permite apreciar a textura característica do aligot francês!

O aligot francês é um acompanhamento espetacular que pode ser servido com qualquer prato de carne ou de peixe. Também é muito simples e rápido de preparar, portanto, você vai adorar! Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer aligot caseiro, o tradicional prato francês de purê de batata e queijo.

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Cozido, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Aligot de batata original francês:
1

Cozinhe as batatas em água fervente ou no microondas - veja a receita de batata cozida no microondas - até ficarem macias o suficiente para fazer purê.

Dica: se as batatas não forem suficientemente grandes, use 4 batatas em vez de 2.

2

Enquanto isso, corte o queijo tome em fatias ou palitos que não sejam muito grandes, assim será mais fácil para ele derreter com a batata durante o cozimento.

Dica: se você não conseguir este queijo francês, use queijo raclette, emmental, gruyère ou tipo suíço como alternativa.

3

Retire as batatas da panela ou do microondas quando estiverem bem macias. Descasque e esmague com um espremedor ou garfo, para obter o purê de batata.

4

Leve o purê de batata ao fogo médio e adicione a manteiga. Mexa com uma colher de pau, para que estes dois ingredientes fiquem bem integrados e se forme uma pasta espessa. Adicione o queijo e continue mexendo.

5

Adicione o alho ralado ou picado e continue mexendo seu aligot de batata caseiro. Você verá que o purê vai espessando cada vez mais e ficará difícil de mexer, mas isso é normal e não precisa adicionar mais manteiga nem leite. Neste passo não há segredo para o aligot francês: basta mexer vigorosamente por uns 5 minutos em fogo brando e logo ficará mais macio.

6

Por fim adicione o creme de leite lentamente, enquanto continua mexendo. Adicione sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 4 minutos, mexendo sempre.

7

Depois desse tempo, seu aligot francês está pronto! Sirva logo em seguida, pois ele perde sua consistência elástica à medida que esfria.

Dica: a consistência do aligot francês depende sobretudo do tipo de batata e do tipo de queijo usados. Por isso, se você não ficar satisfeito com a primeira versão do seu aligot, teste novamente com outra variedade de batata e de queijo!

8

Aligot combina com o quê? Você pode preparar o aligot francês para servir com uma peça de carne mais nobre em uma ocasião especial, como medalhão de porco com bacon assado, contra-filé com redução de vinho ou carré de cordeiro no forno. Aligot combina com peixe também, por isso poderá servi-lo com salmão, bacalhau e mais.

Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita francesa original!

Se você gostou da receita de Aligot de batata original francês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.