Receita de Aligot de mandioquinha

Receita de Aligot de mandioquinha

O aligot é um prato clássico francês e muito apreciado aqui no Brasil! O aligot é um purê liso e, na sua versão original, é preparado com batata e muito queijo, até que sua textura fique elástica. Mas hoje eu vou preparar um aligot com um substituto interessante da batata comum: a mandioquinha, também conhecia como batata baroa!

Esta receita de aligot de mandioquinha tem um sabor único. Você poderá servi-lo como acompanhamento de carnes ou experimentar uma versão vegetariana e simples com cogumelos salteados, por exemplo.

O preparo deste "aligot brasileiro" é bem simples! Principalmente porque o único segredo de um bom aligot é saber usar o queijo ou a mistura de queijos correta. Gouda, gruyère e muçarela são os mais comuns para se preparar o aligot, porém o importante é que o queijo não seja muito fresco, pois não irá conferir a elasticidade necessária, nem muito maturado, pois deixará o aligot muito pesado.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir mais dicas de como fazer aligot de mandioquinha que vai surpreender todos aí em casa!

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Aligot de mandioquinha:
1

Comece esta receita cozinhando a mandioquinha em água, previamente descascada, até que amacie muito bem. Ainda quente, bata a mandioquinha em um processador com uma pitada de sal.

2

Depois do passo anterior, separe os demais ingredientes desta receita de aligot de mandioquinha (aligot de batata baroa). O ideal é que o queijo esteja fatiado.

Dica: lembrando que, no lugar da muçarela, você pode usar queijo gouda ou gruyère. Evite os queijos muito frescos ou muito maturados, que não irão conferir a textura necessária ao aligot.

3

Ao purê ainda quente junte a manteiga e o creme de leite. Bata até misturar bem, pois é importante que o creme esteja perfeitamente liso e uniforme.

Dica: o creme de leite UHU é o mesmo que o creme de leite de caixinha, contendo cerca de 17% de gordura.

4

Transfira esse creme em uma panela e leve para aquecer em fogo baixo, mexendo sempre para que não se apegue ao fundo da panela.

5

Quando o purê estiver bem quente, adicione o queijo e mexa muito bem, até que esteja tudo bem incorporado.

6

A textura perfeita do aligot é este purê liso, uniforme e elástico, como na foto! Isso é possível graças ao queijo usado.

7

Está pronto seu aligot de mandioquinha caseiro. Viu como é fácil? Agora é só escolher seu acompanhamento predileto e se deliciar neste purê cremosíssimo e cheio de sabor! Para uma opção sem carne, prepare cogumelos salteados com alho e salsa. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com mandioquinha? Veja como fazer:

  • Caldo de mandioquinha com carne seca
  • Mandioquinha na manteiga crocante
  • Purê de mandioquinha light

Se você gostou da receita de Aligot de mandioquinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Purê. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.