Receita de Ambrosia tradicional gaúcha

Receita de Ambrosia tradicional gaúcha

Ambrosia, um doce muito popular aqui no Rio Grande do Sul e no Sul de Minas Gerais, que chegou até nós através dos portugueses e por aqui ficou. É aquela sobremesa para quem AMA tudo muito doce!

A receita de ambrosia tradicional é preparada à base de ovos, açúcar e leite. Um doce modesto, econômico e delicioso que não perdeu seu encanto com o passar dos anos!

Aqui no TudoReceitas eu quero compartilhar uma receita antiga de ambrosia que aprendi e que reproduzo até hoje! Continue lendo para descobrir como fazer ambrosia tradicional gaúcha com este passo a passo em fotos.

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Ambrosia tradicional gaúcha:
1

Em uma panela média junte os ovos e o açúcar e misture muito bem.

2

Em seguida, incorpore o leite e mexa tudo muito bem com a ajuda de uma colher até que fique uma mistura homogênea.

3

Feito isso, acrescente as especiarias e leve ao fogo baixo sem tampar.

Dica: você poderá adicionar ainda raspas de laranja ou limão também para saborizar seu doce ambrosia caseiro!

4

A cada 5 ou 7 minutos passe uma espátula de silicone delicadamente nas laterais e no fundo da panela, para se certificar que a ambrosia não está grudando na panela. Faça isso com muita delicadeza, para que os grumos da ambrosia não se desfaçam.

Dica: o fogo precisa estar bem baixo durante todo o tempo do cozimento da ambrosia.

5

Sua ambrosia caseira estará pronta quando estiver com a calda mais grossa e uma coloração levemente dourada, como na foto. Neste momento desligue o fogo, remova os cravinhos por segurança e espere esfriar para envasar. Guarde na geladeira, em potes de vidro esterilizados e bem fechados.

6

A ambrosia gaúcha tradicional, além de ser uma bela sobremesa, pode ser um excelente dica de presente, bem embalada em um vidro customizado. Faça e diga nos comentários o que você achou desta receita de ambrosia simples e deliciosa!

Procurando mais receitas de sobremesas gaúchas? Veja também como fazer sagu de vinho gaúcho e arroz doce com doce de leite. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Ambrosia tradicional gaúcha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.