Receita de Ameixas em calda

Receita de Ameixas em calda

Por quê comprar ameixas em calda se você pode fazer conserva de ameixa em casa? As ameixas em calda caseiras são bem simples de preparar e, além de permitirem conservar essa frutinha por vários meses de um jeito muito saboroso, ficam bem mais econômicas e livre de aditivos!

Esta receita de calda de ameixa fresca pode ser preparada também com ameixa seca. No caso da ameixa fresca, seja preta ou amarela, as quantidades e procedimento são iguais. Esta ameixa em calda fica ótima para servir com pudim, como manjar branco, entre outras receitas de sobremesas maravilhosas. Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer ameixas em calda e não deixe de testar aí em casa com as suas ameixas!

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Ameixas em calda:
1

Para fazer ameixas em calda você pode usar ameixas secas ou ameixas frescas na variedade que preferir ou que encontrar mais facilmente. No caso das ameixas frescas, lave-as muito bem e retire o caule. Sempre retire o caroço e, se quiser, pode tirar a pele também.

Dica: Aproveite suas ameixas mais maduras para fazer esta calda! Assim você conseguirá evitar o desperdício.

2

DICA: Para acelerar o cozimento das ameixas corte-as em cubinhos, fatias grossas ou em 4 partes. Porém você pode deixar as ameixas inteiras se quiser usá-las desse jeito na decoração de doces.

3

Coloque todos os ingredientes numa panela: as ameixas, o açúcar, a água, a canela e o vinagre balsâmico. Deixe no fogo baixo por 15-20 minutos.

Dica: O vinagre balsâmico confere um gostinho especial nesta receita, no entanto é um ingrediente opcional. Se quiser, pode substituir a água por suco de laranja e reduzir um pouco a quantidade de açúcar, desse jeito, sua calda ficará mais saborosa!

4

Você saberá que seu doce de ameixa em calda está pronto quando as ameixas ficarem macias e a calda reduzir e ficar brilhosa, semelhante a caramelo. Para atingir esse ponto poderá ser necessário deixar as ameixas no fogo por mais alguns minutos.

Dica: Não se preocupe se a calda não estiver tão grossa quanto imaginou, ela sempre espessa um pouco depois de esfriar.

5

Após o passo anterior desligue o fogo e retire a canela. Coloque a ameixa em calda ainda quente dentro potes de vidro esterilizados e tampe bem. Reserve desse jeito por até 3 meses em um local escuro e seco, após abrir deverá reservar na geladeira e usar em 1 semana.

Gostou da sugestão? Deixe em baixo seu comentário e veja também como fazer estas receitas com ameixas:

  • Molho de ameixa para carne
  • Manjar branco com calda de ameixa
  • Carne de porco com molho de ameixa

Se você gostou da receita de Ameixas em calda, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.