Receita de Antepasto de berinjela

Receita de Antepasto de berinjela
Imagem: pitadapalpitada.com.br

Você pode até não gostar desse legume, mas vale a pena dar uma chance para o antepasto de berinjela! Além de ser uma receita prática, colorida, suculenta e econômica, é super coringa: dá para servir com torradinhas, preparar sanduíches, rechear pizza, acompanhar com macarrão e, quando guardada na geladeira, apenas melhora o sabor! Por tudo isto, aprenda com o TudoReceitas.com a fazer antepasto de berinjela hoje mesmo!

2 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Antepasto de berinjela:
1

Para começar a preparar o antepasto de berinjela, comece por desidratar a berinjela em salmoura, para que cozinhe mais rápido e liberte menos água. Para isso corte o legume em cubinhos ou palitinhos, coloque em um recipiente com 1l de água e 2 colheres de sopa de sal, e reserve por 30 minutos fora da geladeira.

Dica: Pode substituir o sal por 1 colher de sopa de vinagre.

Imagem: teresacintra.blogspot.pt
2

Enquanto isso, lave e corte os pimentões em cubos ou fatias finas, pique a cebola e pique ou corte os alhos em lâminas.

Dica: Recomendamos que use cebola roxa, pois tem um sabor mais suave e levemente adocicado.

Imagem: teresacintra.blogspot.com
3

Depois do tempo indicado, retire a berinjela da salmoura e escorra, apertando-a em uma peneira ou torcendo em um pano. Coloque em uma assadeira grande junto com os pimentões e o alho, e misture estes legumes do antepasto de berinjela.

Dica: Quanto mais seca estiver a berinjela, melhor.

Imagem: teresacintra.blogspot.pt
4

Tempere os legumes com sal, tomilho, louro, shoyu e um pouco do azeite e misture bem, para distribuir. Leve ao forno preaquecido a 250ºC e cozinhe por 20 minutos, mexendo os legumes a cada 5 minutos.

Imagem: regina-receitas.blogspot.com
5

A berinjela estará pronta quando estiver escurinha e a mistura não estiver muito úmida. Retire o antepasto de berinjela, acrescente o azeite restante e está pronto a servir! Pode servir quente ou frio no pão, em torradas, com macarrão, em pizza e muito mais. Experimente e diga-nos o que achou!

Dica: Esta receita fica ainda melhor no dia seguinte, reservada na geladeira. Pode reservar até 1 semana na geladeira, mas retire alguns minutos antes de servir, para que o azeite derreta.

Imagem: pitadapalpitada.com.br

Se você gostou da receita de Antepasto de berinjela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.