Receita de Antepasto de berinjela assada

Receita de Antepasto de berinjela assada

Se você gosta de berinjela assada com certeza vai gostar desta receita que compartilho com você aqui no TudoReceitas! Além de ser muito prática de fazer rende um petisco ou entrada muito gostosa.

Preparei esta receita de antepasto de berinjela assada com duas berinjelas que estavam murchando na geladeira e deu muito certo! Ela é ótima para aproveitar essas berinjelas que você não sabe como cozinhar e o restinho de pimentão, azeitona e alcaparras que sobrou de outras preparações culinárias. Se você nunca preparou uma caponata de berinjela ou um antepasto de berinjela antes, não fique hesitante porque é bem simples!

Confira abaixo todos os detalhes de como fazer antepasto de berinjela no forno passo a passo em fotos e prepare sem dificuldades. Esta receita de berinjela ao forno fica mais gostosa no dia seguinte, por isso prepare com antecedência e surpreenda-se com a combinação de sabores!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Antepasto de berinjela assada:
1

Primeiramente ligue o forno nos 200ºC, com calor em cima e em baixo. Lave as berinjelas e pique em cubinhos. Coloque as berinjelas numa assadeira, junte o azeite, as ervas aromáticas, sal e pimenta a gosto e misture tudo. Leve para assar por 20 minutos, sem tampar.

Dica: Neste caso usei um mix de ervas que inclui orégano, tomilho, manjericão e alecrim.

2

Enquanto isso leve ao fogo uma frigideira com 1-2 colheres de sopa de azeite ou óleo e refogue a cebola e os alhos picadinhos. Quando dourar coloque o pimentão também picado, refogue por mais 1-2 minutos e desligue. Quando a berinjela assar pelos 20 minutos indicados coloque nela esse refogado e misture.

3

Cubra esse antepasto de berinjela com papel alumínio e devolva ao forno por mais 20-30 minutos ou até murchar como na foto.

4

Transfira o preparo para uma tigela e acerte o sabor com sal, vinagre de maçã, vinagre balsâmico e salsinha ou cheiro verde picado. Misture tudo, cubra e deixe na geladeira por, no mínimo, 30 minutos - o ideal é reservar de um dia para o outro ou por 8 horas, pois o sabor fica mais aprimorado.

Dica: Se você quiser, neste momento também pode colocar azeitona picada, alcaparras, uva passa, sementes, etc.

5

Após o tempo indicado pode servir seu delicioso antepasto de berinjela ao forno! Vai muito bem com pão ou torradinhas e com certeza vai agradar a todos aí em casa. Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de antepasto de berinjela? Veja estas sugestões:

  • Antepasto de berinjela agridoce vapt vupt
  • Antepasto de berinjela na panela
  • Antepasto de berinjela com uva passa

Se você gostou da receita de Antepasto de berinjela assada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela.