Receita de Antepasto de cogumelo

Receita de Antepasto de cogumelo

A minha receita de antepasto de berinjelas com vegetais já é conhecida há anos, mas hoje eu resolvi dar um upgrade nela! Reinventei a receita aproveitando alguns cogumelos que eu tinha em casa e assim preparei um antepasto de cogumelo perfeito para comer com torradinhas. Mas fui mais além: preparei brusquetas com ele e ficou mesmo muito saboroso!

Esta receita de antepasto de cogumelo, ou caponata saudável de cogumelos, é perfeita para quem ama antepasto mas não é tão fã assim de berinjela. O preparo é bem simples e rápido, só demora um pouco mais para picar todos os leguminhos. No caso, para conseguir mais sabor e textura, usei 3 cogumelos diferentes: cogumelos castanhos, cogumelos Paris e cogumelos shimeji, mas esta receita de caponata de cogumelos fica perfeita também com apenas um desses tipos de cogumelos. Os cogumelos são uma opção muito saudável para incluir no cardápio da família!

Ficou com água na boca só de imaginar o resultado final? Então continue aqui no TudoReceitas e faça logo esta maravilha seguindo nosso passo a passo em fotos!

10 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Na frigideira
Ingredientes:
Como fazer Antepasto de cogumelo:
1

Comece fatiando os legumes: os pimentões, a cebola, a abobrinha e a berinjela em tirinhas finas. Corte os tomates em fatias finas e em meia lua.

2

Selecione os 3 tipos de cogumelos e pique.

Dica: lembrando que usei 3 cogumelos diferentes, mas a receita fica perfeita também com apenas um desses tipos de cogumelos.

3

Em uma frigideira quente com o azeite, refogue a abobrinha e a berinjela até dourar levemente. Tempere a gosto com sal e pimenta e reserve em um prato.

4

Faça o mesmo com a cebola e o pimentão, até estes legumes ficarem macios. Reserve no prato junto com a abobrinha e a berinjela.

Dica: se desejar, adicione pimentões vermelhos.

5

Refogue o tomate também, ele vai conferir uma liga maravilhosa entre todos os legumes.

6

Reserve todos os vegetais refogados em um prato, todos temperados com sal e pimenta a gosto.

Dica: é importante refogar os vegetais separadamente pois eles apresentam tempos de cozimento diferentes. Assim conseguimos monitorizar melhor sua consistência, evitar que passem do ponto e percam sabor, textura e nutrientes!

7

Na mesma frigideira, com um fio de azeite, refogue os cogumelos até amaciarem. Não esqueça de temperar com sal e pimenta também.

8

Misture todos os legumes refogados aos cogumelos e refogue por mais 5 minutos, até que seque um pouco do líquido formado pelos cogumelos. Corrija o sal e a pimenta, se necessário.

Dica: neste momento, se desejar, acrescente ervas aromáticas, azeitonas, uva passa ou nozes, de acordo com a sua preferência.

9

Retire da panela e espere esfriar, para acondicionar em um vidro tampado e na geladeira por até 1 semana. Cubra com bastante azeite de oliva, para ajudar na conservação.

10

Se desejar, corte uma baguete em fatias, cubra com o antepasto e leve ao forno 180 graus por aproximadamente 15 minutos, para aquecer a torradinha. Fica uma brusqueta de cogumelos perfeita e bem diferente do trivial! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com cogumelos? Veja também como fazer:

  • Torta folhada de cogumelos
  • Cogumelos salteados com alho e salsa
  • Cogumelos Portobello recheados

Se você gostou da receita de Antepasto de cogumelo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cogumelos.