Receita de Arepas com farinha de trigo

Receita de Arepas com farinha de trigo

Arepa com farinha de trigo: pode? Claro! Na Venezuela e na Colômbia, a palavra "arepa" está sempre associada a um pão achatado de farinha milho. No entanto, na região dos Andes da Venezuela, uma versão deste prato é feita com farinha de trigo desde o século XIX. Atualmente, as arepas andinas, também chamadas de arepas de farinha de trigo e arepas venezuelanas, são comumente aceitas como manifestação gastronômica dessa região.

Quer saber como fazer arepas de trigo de um jeito bem fácil? Continue aqui no TudoReceitas e prepare esta receita de arepas com farinha de trigo passo a passo em fotos.

6 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Na frigideira, Receitas da Venezuela
Ingredientes:
Como fazer Arepas com farinha de trigo:
1

Para preparar as arepas de trigo coloque a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela ou numa bancada limpa e lisa.

Dica: Também poderá preparar esta receita com farinha com fermento incluído. Nesse caso use a mesma quantidade de farinha de trigo.

2

Adicione o ovo e a manteiga ou margarina em temperatura ambiente.

3

Misture um pouco e adicione o leite, de preferência em temperatura ambiente. Você pode preparar estas arepas de farinha de trigo com leite integral ou desnatado.

4

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta mais ou menos homogênea - depois disso é normal que algumas partes da massa ainda estejam secas. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada, amasse e sove por 5-7 minutos.

5

Depois de amassar bem, a massa de arepas ficará completamente homogênea, macia e consistência elástica. Deixe descansar por 30 minutos, para que o glúten relaxe e você possa abrir a massa facilmente.

6

Após esse tempo, volte a enfarinhar a bancada e abra a massa com um rolo até que ela fique com cerca de 5 milímetros (mm) de espessura.

7

Unte uma frigideira com um pouco de óleo e leve ao fogo baixo. Corte a massa em discos, para formar suas arepas de farinha de trigo, e coloque 1-2 arepas na frigideira. Deixe por cerca de 1 minuto e vire quando estiver dourada.

8

Você saberá que as arepas estão prontas para virar quando inflarem. Vire ao contrário e deixe dourar do outro lado também.

Dica: Para saber se as arepas estão prontas no interior, faça o teste de som: cutuque as arepas e, se o som for oco, estarão prontas; se o som for leve, ainda estão cruas.

9

E pronto! Como pode ver, fazer arepas de farinha de trigo é rápido e fácil! Prepare esta iguaria venezuelana para o café da manhã e recheie com, por exemplo, presunto e queijo, se estiver procurando algo simples e completo. Bom apetite!

Procurando mais receitas de arepas? Veja como fazer:

  • Arepas venezolanas fritas
  • Arepas colombianas
  • Arepas de sementes de chia

Dica: Espere que as arepas esfriem um pouco antes de abrir para rechear.

Se você gostou da receita de Arepas com farinha de trigo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas venezuelanas.