Receita de Arroz carreteiro com carne seca

Receita de Arroz carreteiro com carne seca

Uma receita cheia de sabores e tradições! O arroz carreteiro, ou arroz de carreteiro, tem sua origem no sul do país, quando os mercadores que atravessavam a região sul com suas cargas. Eles consumiam a carne de charque, que era mais fácil de ser conservada e que, junto com o arroz, fazia o papel de um prato saboroso que satisfazia e lhes garantia energia para a viagem! Essa receita de carreteiro se espalhou pelo país e ganhou espaço em nossa culinária!

A receita de arroz carreteiro que trago aqui no TudoReceitas consiste no preparo do arroz com carne seca, cebola, alho, pimentão e outros temperos. A facilidade do preparo desse prato agrada e o resultado final é perfeito!

Que tal aprender a preparar esse arroz carreteiro com carne seca para festa junina? Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Arroz carreteiro com carne seca:
1

O primeiro passo para a receita é dessalgar a carne seca. Corte a carne em pedaços médios e coloque numa panela com água, levando ao fogo até começar a fervura. Descarte a água fervida e repita o processo mais 2 vezes.

Após esse processo, cozinhe a carne seca com água e pimenta do reino por 25 minutos na panela de pressão. Quando a carne estiver cozida, desfie-a e reserve-a.

2

Numa panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Em seguida, adicione a manteiga e o pimentão.

Dica: Se não quiser colocar o pimentão verde, experimente acrescentar 1/2 pimenta dedo de moça picada e sem as sementes.

3

Acrescente a calabresa picada e refogue mais alguns minutos, até dourarem levemente.

4

Neste momento, adicione o arroz e a carne seca desfiada, misturando bem.

5

Coloque a água quente e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo e deixe cozinhando em fogo médio, até o caldo do arroz secar.

Dica: Isso poderá levar cerca de 20 a 22 minutos.

6

Quando o arroz estiver cozido, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos, pelo menos, antes de servir!

7

Acrescente o cheiro verde e sirva a seguir. Desfrute do seu arroz com carne seca! Como acompanhamento para arroz carreteiro sugerimos uma salada de folhas e tomate. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de Festa Junina para preparar em casa? Veja como fazer:

  • Bolinho caipira de Jacareí
  • Cachorro quente no palito
  • Pastel de 3 ingredientes

Se você gostou da receita de Arroz carreteiro com carne seca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz com carne. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.