Receita de Arroz cateto integral

Receita de Arroz cateto integral
Imagem: tempoparavoce.blogspot.com

Alimentação saudável combina com cereais integrais, mais ricos em fibra e fáceis de digerir pelo nosso organismo. Um dos tipos de arroz que vale a pena conhecer é o arroz cateto, que se diferencia das demais variedades de arroz por apresentar um grão curto e arredondado que, após cozinhado, fica bem macio e cremoso.

Se você não sabe para que serve o arroz cateto, continue aqui no TudoReceitas e prepare de acordo com nosso passo a passo em fotos e dicas. Vale a pena saber como fazer o arroz integral cateto porque ele é sem glúten, rico em benefícios para o nosso organismo e, por ser integral, ajuda a saciar por mais tempo, entre outras vantagens que indicamos no final da receita.

Depois de conferir como preparar arroz cateto você com certeza vai querer incluir ele na sua alimentação, por isso confira agora mesmo esta receita de arroz cateto integral e experimente na sua casa!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Arroz cateto integral:
1

Leve ao fogo uma panela com o óleo, a cebola e o alho picados e deixe refogar por 1-2 minutos. Coloque o arroz e refogue junto por mais uns minutinhos ou até o grão começar a ficar transparente.

Dica: Se você quiser pode juntar 1 folha de louro no refogado, para conferir mais sabor ao arroz.

2

Junte a água e o sal, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 minutinhos ou até a água secar e os grãos ficarem prontos - o arroz deve ficar macio mas ainda ligeiramente duro no interior.

Dica: O arroz integral demora mais tempo para cozinhar que o arroz branco. Para reduzir esse tempo coloque o arroz de molho em água por algumas horas antes de preparar esta receita.

3

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por 5 minutos, para o arroz terminar de cozinhar com o calor residual. Sirva este arroz integral em seguida como acompanhamento das suas refeições, confira abaixo a lista de benefícios do arroz cateto e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de arroz integral? Veja estas sugestões:

  • Arroz integral soltinho
  • Arroz integral com brócolis
  • Arroz integral com brócolis e cenoura
Imagem: tempoparavoce.blogspot.com

Se você gostou da receita de Arroz cateto integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Arroz integral - benefícios

Os benefícios do arroz integral estão sobretudo relacionados com a quantidade de fibra que contêm, dado que o grão de arroz integral preserva grande parte das suas propriedades nutricionais. O grão de arroz integral não passou por um processo de branqueamento e, por isso, preserva o gérmen e a camada externa do grão, parte que contém mais nutrientes.

  • As fibras que o arroz integral contém, incluindo o arroz cateto integral, são importantes para aumentar a sensação de saciedade e facilitar a digestão;
  • Além de ser rico em fibras, o arroz integral também contém proteínas, importantes para uma dieta equilibrada e saudável e fundamentais na formação dos tecidos do corpo;
  • As vitaminas B e E presentes no arroz integral auxiliam no bom funcionamento do organismo e mantêm a pele, unhas e cabelos saudáveis.

Vale a pena relembrar que, além dos nutrientes do arroz integral, é importante incluí-lo na nossa alimentação para manter um cardápio saudável e variado. Prepare arroz integral cateto para acompanhar suas refeições junto com uma porção de legumes.

Bibliografia
  • https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/vitaminab/