Receita de Arroz doce com gemada

Receita de Arroz doce com gemada

Todos sabem que uma das sobremesas mais tradicionais das festas juninas é o arroz doce. Mas, o que muitos provavelmente não saibam, é que esse doce surgiu em terras asiáticas há mais de 1 século. Somente no século XVIII é que o arroz doce ganhou a Europa e, posteriormente através dos portugueses, chegou ao Brasil. Em território brasileiro, foram feitas algumas modificações na receita, como o uso da canela e até mesmo de leite condensado.

Nessa receita de arroz doce com gemada compartilho uma versão adaptada do arroz doce tradicional português. Sem usar leite condensado e com a adição de gemas à mistura, você verá um arroz doce cremoso e muito saboroso, ideal para ser consumido gelado. Veja a seguir a lista de ingredientes e siga as instruções de preparo dessa receita de arroz doce para festa junina aqui no TudoReceitas!

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Arroz doce com gemada:
1

Coloque o leite e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo baixo somente até aquecer (não precisa ferver), desligue e reserve.

2

Em outra panela, misture o arroz e a água. Cozinhe em fogo baixo até evaporar a maior parte da água (cerca de 5 minutos).

Dica: prefira usar arroz cateto ou arbóreo, pois apresentam melhor consistência nas receitas de arroz doce.

3

Misture as gemas ao leite, mexa bem e despeje na panela com o arroz. Coloque os cravos e o pau de canela, para conferir um aroma todo especial nesta receita de arroz doce com gema de ovo.

4

Termine de cozinhar o arroz em fogo baixo até que ele fique cremoso (cerca de 30 minutos). Mexa de vez em quando.

5

Desligue o fogo, transfira o arroz doce para uma vasilha, cubra com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo 1 hora, para ficar mais encorpado e servir bem geladinho.

6

Polvilhe canela e sirva a seguir! Se preferir seu arroz doce quente, aqueça no micro-ondas ou no fogo e sirva.

7

Gostou desta deliciosa receita de arroz doce para festa junina? Deixe seu comentário abaixo e veja mais receitas típicas para as festas juninas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Bolo de fubá sem leite fofinho
  • Amendoim confeitado
  • Pipoca de micro-ondas com água

Se você gostou da receita de Arroz doce com gemada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.