Receita de Arroz doce tradicional

Receita de Arroz doce tradicional

Hoje trago para você uma receita tradicional de Portugal: arroz doce tradicional. Esta sobremesa é uma receita muito típica em Portugal, apreciada por muitos. No entanto, apesar de ser uma sobremesa típica, existem variadíssimas receitas desta iguaria, umas com gemas, outras sem gemas, outras com leite, sem leite, com leite creme, ou ainda com leite condensado, basicamente cada família e cada região tem a sua receita de arroz doce. Esta sobremesa para além de ser divinal é muito simples e econômica, pelo que deve de experimentar esta delícia. Os ingredientes como poderá verificar abaixo são muito simples e acessíveis. Para obter uma arroz doce perfeito deverá cozinhá-lo sempre em lume médio ou baixo, no caso do seu fogão ser muito forte. Experimente e continue no TudoReceitas seguindo o passo a passo.

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para crianças, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Arroz doce tradicional:
1

O primeiro passo para fazer esta receita de arroz doce tradicional é juntar todos os ingredientes necessários para que possa fazer a sua receita de forma mais rápida! Em uma panela coloque o arroz, a água, uma pitada de sal e deixe cozer em fogo médio, até secar a água. Vá mexendo de vez em quando para que o arroz não pegue.

2

Em uma outra panela coloque o leite para aquecer, juntamente com a casca de limão e o pau de canela. Vá mexendo e não deixe o leite levantar fervura.

3

Quando a água do arroz secar, retire o pau de canela e a casca de limão do leite e com o fogo médio comece a acrescentar o leite aos poucos, sempre a mexer, até o arroz estar completamente cozido. Poderá ser necessário usar mais leite do que as medidas referenciadas, nesse caso aqueça mais leite no microondas e acrescente.

4

Depois do arroz cozido acrescente o açúcar e misture bem até o açúcar derreter. Poderá usar o açúcar que mais gostar.

Dica: Só deverá acrescentar o açúcar depois do arroz cozido, porque o açúcar impede a cozedura do arroz.

5

Retire o arroz do fogo e acrescente as gemas de ovos em fio, sempre a mexer para evitar que as gemas cozam.

6

Leve novamente ao fogo, sempre a mexer por mais dois a três minutos. Retire do fogo e distribua por pratos ou taças. De seguida decore com canela em pó a gosto e o seu arroz doce tradicional está pronto! Acompanhe esta iguaria com uma bebida que mais goste!

Se está procurando por outras receitas de sobremesa, confira abaixo as sugestões:

  • Leite creme
  • Mousse de cacau

Curtiu essa receita? Então, comente, avalie e compartilhe a foto do seu resultado. Bom apetite!

Imagem: lemon.pt

Se você gostou da receita de Arroz doce tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz doce.