Receita de Arroz doce tradicional português

Receita de Arroz doce tradicional português
Imagem: sunfloweroutdoorsports.com

Você sabia que o arroz doce tem origem asiática? Foi levado para a Europa no século XIII e, após algumas alterações de acordo com cada cultura, tornou-se na sobremesa que conhecemos hoje. O arroz doce tradicional português é um pouco diferente do brasileiro tanto no jeito de preparar quanto na lista nos ingredientes. Geralmente inclui gema de ovo, que ajuda a tornar o creme mais espesso e amarelinho, e sempre é preparado com açúcar em vez de leite condensado. Confira aqui no TudoReceitas a receita de arroz doce tradicional português e experimente, tenho a certeza de que irá gostar!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Arroz doce tradicional português:
1

Prepare este arroz doce português levando ao fogo uma panela com a água, a casca de limão, a manteiga, o pau de canela e o sal. Quando ferver junte o arroz, mexa e deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água.

2

Depois do passo anterior é hora de adicionar o leite por quatro vezes, esperando ferver antes de adicionar a porção seguinte e mexendo sempre.

Imagem: amiraspantry.com
3

Adicione as gemas à última porção de leite e junte uma colherada do arroz quente, para temperar e evitar que as gemas cozam. Retire o arroz do fogo, adicione-lhe o leite com as gemas, acrescente também o açúcar e misture muito bem. Volte ao fogo e fique mexendo até engrossar um pouco mais.

Dica: Peneire as gemas para evitar o cheiro a ovo.

Imagem: onionringsandthings.com
4

Quando o arroz doce tradicional português estiver pronto, retire o pau de canela e o limão e sirva polvilhado com canela em pó, de preferência enquanto quente. Prove e diga nos comentários o que achou desta sobremesa portuguesa, vamos gostar de saber!

Confira também como preparar arroz doce cremoso moreninho, arroz doce com leite de amêndoas e também arroz doce com coco. Bom apetite!

Imagem: sunfloweroutdoorsports.com

Se você gostou da receita de Arroz doce tradicional português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.