Receita de Arrumadinho de carne seca

Receita de Arrumadinho de carne seca

Vamos para a cozinha preparar um arrumadinho nordestino com carne seca? Esta receita é ótima para acompanhar churrasco e não só, pois também rende uma opção válida para levar na marmita para o trabalho ou para a praia.

Aqui no TudoReceitas compartilho com vocês minha receita de arrumadinho de carne seca, bacon feijão fradinho e vinagrete. O arrumadinho é um prato muito típico no Nordeste e econômico. Ele recebeu esse nome porque, na hora de servir, tradicionalmente se arruma por porções ou camadas: o feijão por baixo, depois a farofa, depois a carne e assim vai. Neste caso misturei todos os ingredientes do arrumadinho numa tigela, em jeito de salada fria, e o resultado é muito gostoso para servir como entrada também.

Veja abaixo como fazer arrumadinho nordestino passo a passo em fotos e experimente!

5 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Arrumadinho de carne seca:
1

Coloque o feijão para cozinhar com água e sal (aproximadamente 1 colher de chá de sal), até ficar no ponto. Escorra e reserve até esfriar.

  • Confira nossas dicas de como temperar feijão.
2

Corte em cubos a carne seca e o bacon e frite numa frigideira até dourar. Adicione um pouco de corante (urucum), para ficar com uma cor mais apetitosa. Desligue e reserve.

Dica: Se o bacon tiver muita gordura não precisa adicionar óleo na frigideira, ele soltará a própria gordura para fritar junto com a carne seca.

3

Faça o vinagrete com o tomate, a cebola, o pimentão e o cheiro verde, todos picadinhos em pedaços. Tempere com sal e vinagre e reserve.

4

Pegue o feijão cozido e coloque num recipiente de sua preferência. Junte a carne frita e o vinagrete, misture e pode servir! Esta é uma sugestão de salada fria para churrasco e não só. Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de saladas de feijão? Veja estas sugestões:

  • Salada mexicana com feijão

Dica: Você também pode servir o arrumadinho como prato principal, acompanhando com arroz branco, farofa e frango frito.

Se você gostou da receita de Arrumadinho de carne seca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.