Receita de Babá ao rum original

Receita de Babá ao rum original

Uma massa fofinha mergulhada em uma deliciosa calda de rum e servida com frutas e chantilly: esse é o clássico babá ao rum, nossa receita do dia.

Essa sobremesa cheia de história tem na verdade uma origem incerta. Uma das versões afirma que o baba au rhum é uma invenção de Stanislas Leszczynski (1677-1766), rei da Polônia deposto em 1709. Ele teria ganhado de presente na Alemanha um doce chamado kugelhopf mas, ao voltar à Polônia, percebeu que o doce já estava ressecado e teve a (brilhante) ideia de embebê-lo em calda de rum. Outras fontes indicam que o babá ao rum é uma receita francesa, originária da região da Lorena, e também muito tradicional de Nápoles, na Itália.

Hoje esse clássico é servido com frutas e a nossa escolha foi as raspas de limão, que dão mais uma camada de sabor para o doce. Confira o passo a passo com fotos da receita de baba ao rum original no nosso post do dia aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Massa:
  • Calda de rum:
  • Cobertura:
Como fazer Babá ao rum original:
1

Vamos começar preparando a massa do clássico baba au rhum, então separe os ingredientes.

2

Misture o leite morno e o fermento biológico seco e reserve.

Dica: o fermento usado nesta receita é o mesmo fermento usado em receitas de pão, também chamado de fermento instantâneo.

3

Em uma tigela grande quebre os dois ovos e bata ligeiramente com um garfo.

4

Acrescente a farinha, o açúcar, o sal e misture.

Dica: peneire a farinha para evitar grumos na massa.

5

Despeje a mistura de leite e fermento e misture mais uma vez.

6

O passo seguinte desta receita francesa de baba ao rum é acrescentar a manteiga derretida e misturar.

7

Quando a massa estiver lisa e uniforme, como na foto, cubra a vasilha com um pano limpo e deixe crescer por cerca de 2 horas. A massa ficará bem aerada.

8

Despeje a massa em formas individuais untadas com manteiga a farinha (pode ser forma de empada, de cupcake ou, se preferir, pode usar também uma forma de pudim e fazer uma versão grande do baba ao rum).

9

Importante: não encha completamente as forminhas pois a massa cresce bastante enquanto assa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos (ou faça o teste do palito para verificar se já está assado).

10

Enquanto a massa está no forno, vamos preparar a calda de rum, essencial nesta receita de bolinho sofisticado!

11

Leve uma panela ao fogo com a água e o açúcar e, assim que o açúcar derreter, desligue o fogo e adicione o rum. Misture.

12

Coloque a calda ainda quente em um refratário onde você consiga banhar os bolinhos.

13

A essa altura seus bolinhos já devem estar prontos, pode tirar do forno e esperar esfriar um pouco antes de desenformar.

14

Assim que desenformar, mergulhe os bolinhos na calda - é para mergulhar os bolinhos mesmo, gente! Eles irão ficar bem molhadinhos e deliciosos como você verá mais para a frente.

15

Nós vamos finalizar esse babá ao rum com chantilly e raspas de limão - mas você pode escolher outras frutas como, por exemplo, o morango. Veja como fazer chantilly com creme de leite bem firme ou, se preferir, use chantilly pronto.

16

Espere esfriar e coloque o chantilly por cima com um bico de confeiteiro ou com uma boa colherada mesmo. Finalize com as raspas de limão.

17

Agora é só se deliciar com seu babá ao rum, essa sobremesa clássica e simplesmente maravilhosa!

18

Essa é uma das receitas mais surpreendentes que já fiz e tenho certeza de que você também vai adorar a textura fofa e molhadinha desse clássico. Bom apetite!

19

Deixe em baixo seu comentário e veja também como fazer estas receitas clássicas e sofisticadas:

  • Macarons caseiros
  • Zabaione de morango
  • Charlotte com vinho do Porto
  • Torta de Mont Blanc

Se você gostou da receita de Babá ao rum original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.