Receita de Babka de chocolate DELICIOSA

Receita de Babka de chocolate DELICIOSA

Você gosta de pão doce? E de chocolate? Junte essas duas delícias num só preparo e o resultado será uma babka de chocolate! Mas o que é babka? Esse é um pão doce judaico, semelhante a brioche, enrolado e trançado, que pode ser recheado com frutas secas, canela e açúcar ou chocolate. Sua confecção é muito apreciada pelos judeus de Nova York e lá é fácil encontrar esta delícia à venda nas padarias. Mas você não precisa viajar para provar a receita de babka de chocolate, aqui no TudoReceitas apresentamos para você o preparo passo a passo! Prepare este pão doce com chocolate para o Natal ou para a Páscoa e temos a certeza que todos vão gostar!

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas de Israel
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Babka de chocolate DELICIOSA:
1

Numa tigela coloque os ingredientes secos da massa: a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Adicione a água ou leite e os ovos e, à parte, derreta a manteiga.

Dica: Peneire a farinha para evitar grumos.

2

Amasse os ingredientes da tigela com as mãos ou com uma batedeira, misturando muito bem até obter uma massa. Junte a manteiga, fique amassando por mais 1-2 minutos e reserve por 12-15 minutos.

3

Repita o procedimento de amassar por 1-2 minutos e deixar descansar por 12-15 minutos mais duas vezes - isso é necessário para obter uma massa de babka lisa e elástica.

4

Quando a massa estiver com a consistência desejada, modele em forma de bola e coloque numa tigela untada. Cubra com um pano e reserve até dobrar de volume.

Dica: Reserve a massa num local ameno ou forno, como no interior do forno desligado após aquecer ligeiramente.

5

Enquanto isso prepare o recheio de chocolate da babka: derreta a manteiga no fogo baixo, adicione o chocolate picado e misture até derreter. Acrescente o açúcar de confeiteiro e o cacau, misture muito bem e retire do fogo.

6

Quando a massa estiver crescida, polvilhe farinha numa superfície de trabalho e coloque a massa nela. Separe a massa em duas metades, para preparar dois babkas.

Dica: Se você quiser preparar apenas um babka, pode congelar a outra metade de massa.

7

Abra a massa com os dedos até obter um retângulo e, depois, alise com um rolo de massa. A espessura deve ser de, aproximadamente, 1 cm e o tamanho do retângulo deverá ser de 28 x 38 cm.

Dica: Se a massa estiver dura no momento de abrir, reserve por 5 minutos. Prepare a outra metade de massa do mesmo jeito.

8

Espalhe o recheio de chocolate sobre a massa, deixando uma pequena margem até às bordas. Neste momento, se você quiser, pode também adicionar nozes picadas.

9

Em seguida comece enrolando a massa da babka pelo lado mais largo do retângulo. Quando terminar de enrolar, umedeça a massa com um pouco de água e pressione, para fechar bem e evitar que abra.

10

Com uma faca afiada corte o rolinho de massa em duas metades, no sentido do comprimento.

11

Coloque uma das metades de massa sobre a outra, una uma das pontas e comece trançando para conseguir uma babka tradicional.

12

Com cuidado coloque esta rosca de chocolate numa forma untada. Bata uma gema de ovo e pincele a trança com ela, para que fique brilhosa após assar. Cubra a forma com um pano úmido e deixe a massa crescer até dobrar novamente de tamanho.

13

Finalmente coloque a babka de chocolate assando no forno preaquecido a 180ºC e durante 30-40 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grelha ou rede e está pronta! Delicie-se com esta trança de chocolate judaica e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão doce? Confira estas sugestões:

  • Pão doce recheado com Nutella;
  • Pão doce com frutas cristalizadas;
  • Rosca doce recheada com creme de confeiteiro.

Se você gostou da receita de Babka de chocolate DELICIOSA, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chocolate.