Receita de Bacalhau à Brás do jeito português

Receita de Bacalhau à Brás do jeito português

O Bacalhau à Brás é um dos pratos de bacalhau mais populares em Portugal e você poderá prepará-lo em sua casa de forma muito fácil e rápida! Em alguns locais este prato também é conhecido como bacalhau dourado e consiste num preparo cremoso de batata palha, bacalhau refogado e ovos mexidos.

A receita de bacalhau à Brás do jeito português é também uma excelente opção para aproveitar sobras de bacalhau, pois o preparo é feito com bacalhau desfiado. Outras versões menos tradicionais substituem o bacalhau por frango, por exemplo, ou a batata palha por alho poró. Mas, se o que você está procurando é a receita original de bacalhau à Brás português, continue aqui no TudoReceitas e confira este preparo passo a passo em fotos!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Salteado, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau à Brás do jeito português:
1

Comece por levar ao fogo uma frigideira funda ou panela grande com o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro. Refogue no fogo médio-baixo até a cebola e os alhos começarem a dourar.

Dica: para evitar que o alho queime e deixe um gosto amargo, adicione-o depois da cebola começar a ficar macia.

2

Quando esse refogado ficar douradinho, adicione o bacalhau e suba o fogo.

  • O bacalhau já deverá estar dessalgado, mas ainda cru. Confira nossas dicas sobre como preparar bacalhau e use, de preferência, bacalhau desfiado ou corte-o em porções menores, como na foto.
3

Tempere com sal (opcional) e pimenta do reino moída. Misture tudo e deixe o bacalhau cozinhar por 5-10 minutos sem tampar, mexendo de vez em quando, para ajudar a evaporar a água que o bacalhau vai soltar.

4

Enquanto isso, bata os ovos numa tigela usando um garfo e tempere com um pouco de sal e pimenta.

5

Quando o bacalhau secar, retire as folhas de louro e baixe completamente o fogo ou desligue. Adicione salsinha picada a gosto e misture. Adicione também a batata palha e os ovos e mexa tudo de imediato.

6

Misturar a batata e os ovos com o bacalhau precisa ser um procedimento bem rápido, para manter a crocância da batata e evitar que os ovos coagulem. Por isso aconselhamos desligar o fogo e deixar os ovos cozinharem no calor residual da frigideira ou panela. Esse é o truque para conseguir um bacalhau à Brás cremoso e brilhante!

7

Sirva a seguir, para não perder a cremosidade dos ovos e a crocância da batata, decorando seu bacalhau à Brás com azeitonas pretas e salsinha. Bom apetite!

8

Gostou desta receita de bacalhau com batata palha? Assista também o preparo em vídeo!

Se você gostou da receita de Bacalhau à Brás do jeito português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Bacalhau à Brás no forno

Uma outra versão do bacalhau à Brás consiste em finalizar o preparo do bacalhau à Brás no forno! Neste caso prepare o bacalhau do jeito indicado acima, começando com o refogado de cebola, alho e louro e misturando nele o bacalhau. Deixe cozinhar o bacalhau por 5-10 minutos ou até evaporar toda a água que vai soltar. Tempere a gosto com sal e pimenta e transfira para uma assadeira. Misture a batata palha e os ovos batidos nesse bacalhau refogado e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos ou até os ovos ficarem consistentes. Se quiser, polvilhe um pouco de queijo ralado, para gratinar.

Se preferir, pode preparar todos os passos da receita de bacalhau à Brás indicada acima, colocar o preparo numa assadeira e levar ao forno apenas para dourar! Nesse caso pode colocar o bacalhau à Brás no forno a 200ºC apenas por 10 minutos.

Agora que você sabe como fazer bacalhau à Brás tradicional português e como fazer bacalhau à Brás no forno, deixe em baixo seu comentário e confira também estas receitas portuguesas com bacalhau, perfeitas para a Páscoa ou Natal:

  • Bacalhau espiritual original português
  • Bacalhau com broa de milho no forno
  • Bacalhau ao Zé do Pipo
  • Bacalhau à Gomes de Sá