Receita de Bacalhau ao forno com batatas e molho branco

Receita de Bacalhau ao forno com batatas e molho branco

Se você quer preparar um delicioso prato de bacalhau ao forno gratinado com molho branco e batatas continue aqui no TudoReceitas! Abaixo mostramos como fazer esta receita de bacalhau perfeita para a Páscoa, Natal ou para o almoço de domingo com a família.

Preparar bacalhau ao molho branco em casa é bem simples e seguramente o resultado final agradará a todos. Basta conferir a lista de ingredientes e passo a passo desta receita de bacalhau ao forno com batatas e molho branco para perceber isso e ficar com vontade de cozinhar! Por isso, se você está buscando receitas com bacalhau para surpreender sua família não hesite em preparar esta sugestão.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque as postas de bacalhau numa panela e cubra com água. Conte 5 minutos de fervura, desligue o fogo e retire o bacalhau para um prato. Deixe esfriar um pouco e desfie o bacalhau sem espinhas nem pele.

  • Se você estiver usando bacalhau salgado veja como preparar bacalhau do jeito certo.

Dica: Não deixe o bacalhau esfriar completamente antes de desfiar.

2

Leve ao fogo uma frigideira com o azeite e a cebola picada e refogue até a cebola ficar macia. Junte o bacalhau desfiado, misture e deixe cozinhar por 1-2 minutos, para pegar o gosto. Ao fim desse tempo desligue o fogo.

3

Descasque as batatas e corte em rodelas ou em cubos. Seguidamente cozinhe as batatas do jeito que preferir: numa panela com água e um pouco de sal até ficarem macias ou fritando em óleo quente.

Dica: Cozinhar as batatas na água é a opção mais indicada para não acrescentar mais calorias e gordura desta receita.

4

Agora prepare o molho branco para conseguir um bacalhau no forno cremoso: coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo para derreter. Quando a manteiga derreter adicione a farinha e fique mexendo por 2-3 minutos, para misturar e eliminar o gosto de farinha crua.

5

Misture o leite com o creme de leite e adicione pouco a pouco à mistura de manteiga e farinha, mexendo bem para dissolver os grumos. Continue mexendo o molho branco até ficar espesso e desligue o fogo. Prove e adicione sal a gosto.

Dica: Se o molho branco ficar com grumos passe por uma peneira após esfriar um pouco.

6

Unte uma assadeira com azeite e coloque nela o refogado de cebola e bacalhau. Cubra com as batatas e depois com o molho branco preparado no passo anterior. Para terminar polvilhe queijo ralado. Coloque assando no forno a 180ºC por 20 minutos ou até o queijo derreter e dourar.

Dica: Após colocar o queijo ralado polvilhe um pouco de farinha de rosca, desse jeito seu bacalhau ficará com uma crosta gratinada crocante!

7

Está pronto seu delicioso bacalhau de forno com molho branco e batata! Sirva enquanto quente, acompanhando com uma saladinha, e diga nos comentários o que você achou desta sugestão. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau para variar no cardápio? Confira as prediletas da nossa comunidade de cozinheiros:

  • Salada de bacalhau com batata
  • Bacalhau de Páscoa simples com batata
  • Torta de bacalhau simples

Se você gostou da receita de Bacalhau ao forno com batatas e molho branco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.