Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

O bacalhau ao Zé do Pipo é uma receita de bacalhau típica de Portugal, geralmente reservada para dias especiais como Natal, Ano Novo e Páscoa. Porém é tão gostosa que vale a pena preparar noutras ocasiões ao longo do ano, como aniversários, Dia das Mães e mais!

As principais ingredientes do bacalhau à zé do pipo tradicional são o bacalhau, as batatas amassadas em purê, a maionese e as azeitonas pretas. Por isso você já está imaginando: não tem como essa receita não agradar a todo o mundo!

Se não sabe como fazer bacalhau ao Zé do Pipo, continue aqui no TudoReceitas porque abaixo compartilhamos o modo de preparo passo a passo em fotos. Veja como é fácil fazer esta receita de bacalhau com purê tradicional portuguesa que vai deixar todos com água na boca e vontade de repetir.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau ao Zé do Pipo:
1

Para fazer esta receita de bacalhau o primeiro passo é dessalgar o bacalhau - confira como preparar bacalhau e dessalgar do jeito certo. Coloque o bacalhau numa panela, cubra com o leite e deixe cozinhar no fogo médio por 10-15 minutos, ou até as lascas de bacalhau começarem a se separar.

Dica: Adicione um pouco de pimenta do reino no leite para conferir mais sabor no bacalhau.

2

Depois de cozinhar o bacalhau retire-o da panela e reserve o leite. Enquanto o bacalhau ainda está quente, retire as peles e espinhos e desfie grosseiramente. Se preferir, também pode deixar em pedaços inteiros. Reserve para continuar preparando esta receita de bacalhau à Zé do Pipo português.

3

O passo seguinte é descascar as batatas e cortar em pedaços, para que cozinhem mais depressa. Coloque as batatas numa panela, cubra com água e adicione um pouco de sal. Deixe ferver no fogo médio por uns 10-15 minutos ou até que as batatas fiquem macias o suficiente para desfazer em purê.

Dica: Corte as batatas em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual.

4

Enquanto isso, pique os alhos e corte as cebolas em rodelas. Coloque o azeite numa panela ou frigideira funda e leve ao fogo médio-baixo. Quando esquentar, adicione a folha de louro, os alhos e as cebolas e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até dourar. Desligue o fogo.

5

Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra-as e adicione-lhes 1 xícara do leite da cozedura do bacalhau, previamente coado para evitar os espinhos. Amasse até obter um purê de batata lisinho e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Dica: Se o purê estiver muito consistente, adicione mais leite e, se quiser, também um pouco de manteiga.

6

Para montar esta receita de bacalhau para o Natal ou para a Páscoa faça do seguinte jeito:

  1. Unte uma assadeira grande e coloque o bacalhau nela, cobrindo com o refogado de alho, cebola e azeite (descarte a folha de louro);
  2. Coloque colheradas de maionese sobre o bacalhau;
  3. Em redor do bacalhau adicione o purê de batatas e alise rusticamente com um garfo. Outra opção é adicionar o purê usando um saco de confeiteiro com bico pitanga.
7

Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar. Depois de dourado, decore com azeitonas e salsinha e o seu bacalhau ao Zé do Pipo está pronto a servir! Não hesite em preparar esta receita portuguesa para uma ocasião especial e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau portuguesas? Veja estas sugestões:

  • Bacalhau com broa de milho no forno
  • Bacalhau espiritual
  • Bacalhau à Brás português

Se você gostou da receita de Bacalhau ao Zé do Pipo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Qual a diferença entre Bacalhau à Zé do Pipo e Bacalhau à Brás?

Na gastronomia portuguesa encontramos várias receitas de bacalhau, algumas bem simples e perfeitas para o dia a dia e outras mais elaboradas, ideais para ocasiões especiais. Geralmente o bacalhau é sempre acompanhado de batata e cebola, por isso, quem não conhece a cultura portuguesa, pode ter dificuldade em distinguir as diferentes receitas de bacalhau.

No caso do bacalhau à Zé do Pipo e do bacalhau à Brás, ambas as receitas são preparadas com bacalhau desfiado e batata. A diferença é que no bacalhau à Zé do Pipo a batata é cozida, amassada em purê e a preparação vai no forno até dourar, enquanto que o bacalhau à Brás é feito com batata palha (batata frita em palitinhos finos) e ovo batido e todo o preparo é feito na panela ou frigideira, sem ir no forno depois.

Por isso, se você quiser preparar um "bacalhau à Zé do Pipo com batatas fritas" saiba que, na verdade, você estará preparando bacalhau à Brás, também chamado de bacalhau dourado.