Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo

Receita de Bacalhau ao Zé do Pipo
Imagem: cozinhasanta.blogspot.com

O bacalhau ao Zé do Pipo é uma receita de bacalhau típica de Portugal que geralmente é reservada para dias especiais, como Natal, Ano Novo e Páscoa. Porém é tão gostosa que vale a pena preparar noutras ocasiões ao longo do ano, como aniversários, Dia das Mães e mais!

Se você não sabe como fazer bacalhau ao Zé do Pipo, continue aqui no TudoReceitas porque abaixo compartilhamos os ingredientes e passo a passo em fotos. Veja como é fácil preparar esta receita de bacalhau com purê tradicional portuguesa que vai deixar todos com água na boca!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau ao Zé do Pipo:
1

Para fazer esta receita de bacalhau, o primeiro passo é dessalgar o bacalhau - confira como preparar bacalhau para cozinhar. Depois cozinhe o bacalhau no leite por 10-15 minutos, ou até as lascas começarem a se separar. Retire as peles e espinhas, desfie grosseiramente, coe este leite da cozedura e reserve.

Dica: Adicione um pouco de pimenta do reino no leite para conferir mais sabor no bacalhau.

2

O passo seguinte é descascar as batatas e cortar em pedaços. Coloque cozendo em uma panela com água e um pouco de sal, até que fiquem macias o suficiente para reduzir a purê.

Dica: Corte as batatas em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, para que cozinhem por igual.

3

Enquanto isso, pique os alhos e corte as cebolas em rodelas. Refogue numa frigideira ou panela em fogo médio-baixo com o louro e o azeite. Deixe até dourar e desligue.

Dica: Mexa os alhos e as cebolas para evitar que queimem.

4

Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra e adicione-lhes 1 xícara do leite da cozedura do bacalhau. Amasse até obter um purê lisinho - se necessário coloque mais leite. Acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

5

Para montar esta receita de bacalhau para o Natal coloque o bacalhau desfiado no fundo de uma assadeira. Cubra com o refogado (alho, cebola e azeite), e complete com o purê de batatas. Pincele o purê com o ovo batido, decore com as azeitonas e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar.

Dica: Se você quiser pode colocar o purê na assadeira com a ajuda de um saco de confeiteiro, assim ele ficará mais bonitinho.

6

Depois de dourado, o bacalhau ao Zé do Pipo está pronto a servir! Não hesite em preparar esta receita portuguesa para uma ocasião especial e diga-nos o que achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau portuguesas? Veja estas sugestões:

  • Bacalhau com broa de milho no forno
  • Bacalhau espiritual
  • Bacalhau à Brás português
Imagem: cozinhasanta.blogspot.com

Se você gostou da receita de Bacalhau ao Zé do Pipo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Qual a diferença entre Bacalhau à Zé do Pipo e Bacalhau à Brás?

Na gastronomia portuguesa encontramos várias receitas de bacalhau, algumas bem simples e perfeitas para o dia a dia e outras mais elaboradas, ideais para ocasiões especiais. Geralmente o bacalhau é sempre acompanhado de batata e cebola, por isso, quem não conhece a cultura portuguesa, pode ter dificuldade em distinguir as diferentes receitas de bacalhau.

No caso do bacalhau à Zé do Pipo e do bacalhau à Brás, ambas as receitas são preparadas com bacalhau desfiado e batata. A diferença é que no bacalhau à Zé do Pipo a batata é cozida, amassada em purê e a preparação vai no forno até dourar, enquanto que o bacalhau à Brás é feito com a chamada 'batata palha' (batata frita em palitinhos finos) e ovo batido e todo o preparo é realizado na panela ou frigideira.

Por isso, se você quiser preparar um "bacalhau a Zé do Pipo com batatas fritas" saiba que, na verdade, você estará preparando bacalhau à Brás (também chamado de bacalhau dourado).