Receita de Bacalhau cremoso

Receita de Bacalhau cremoso

Se tem um prato que é super apreciado é o bacalhau gratinado! É quase unânime a paixão por essa delícia assada e gratinada no forno! Para um almoço especial em família ou com amigos, este prato é garantia de sucesso à mesa!

Nesta receita que serve para 4 pessoas, você irá precisar também de batatas, creme de leite e requeijão cremoso que deixarão o prato ainda mais saboroso e cheio de cremosidade!

Quer saber como preparar esta delícia para um almoço especial? Fique conosco aqui no TudoReceitas e confira todas as instruções com fotos para saber como preparar este bacalhau cremoso gratinado delicioso!

4 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo elevado
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau cremoso:
1

Separe todos os ingredientes necessários para preparar o bacalhau cremoso gratinado.

Com o bacalhau já dessalgado, escalde-o em água fervente por cerca de 10 minutos com 1 folhinha de louro, depois descarte a água e desfie o bacalhau em lascas pequenas.

Pique todos os temperos: cebola, tomate e pimentão.

2

Corte as batatas em rodelas não muito finas e dê uma pré cozida deixando-as macias, porém firmes. Reserve.

3

Numa panela média refogue o alho, a cebola, o tomate e o pimentão com azeite de oliva, por alguns minutos.

4

Adicione o bacalhau dessalgado e em lascas e refogue por mais 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Adicione as azeitonas pretas, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino, misturando bem.

Desligue o fogo e reserve.

5

Para montar o bacalhau gratinado, pincele um refratário médio com azeite de oliva ou manteiga e faça uma camada de batatas.

Coloque por cima das batatas, o refogado de bacalhau, espalhando bem.

6

Para a cobertura misture o requeijão cremoso com o creme de leite e o queijo parmesão ralado (deixando um pouco para decorar o prato antes de assar)

7

Cubra o bacalhau com este creme e decore com tomatinhos.

Polvilhe mais queijo parmesão ralado e leve para gratinar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até ficar com uma crosta douradinha.

8

O seu bacalhau gratinado está pronto para ser servido e saboreado! Este prato é perfeito para servir junto com uma salada e uma taça de vinho!

9

Esperamos que tenha apreciado esta deliciosa receita! Não hesite em prepará-la para um almoço especial!

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Bacalhau cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Acompanhamentos para bacalhau cremoso gratinado

Essa opção super saborosa conquista o paladar de todos e para te ajudar a decidir com que acompanhar o seu prato de bacalhau cremoso gratinado separamos os nossos acompanhamentos preferidos:

  • Legumes Assados na airfryer: Para uma opção mais saudável e colorida, os legumes assados são uma escolha excelente. Os legumes assados complementam o bacalhau gratinado, adicionando textura e sabores diversos.
  • Salada Juliana: Essa salada com sabor agridoce, crocante, colorida e refrescante é uma ótima opção para equilibrar a cremosidade do bacalhau gratinado. A salada traz um contraste refrescante e crocante ao prato principal.