Receita de Bacalhau cremoso gratinado

Receita de Bacalhau cremoso gratinado

Se você gosta de bacalhau espiritual e de fricassé de bacalhau com certeza vai gostar desta receita de bacalhau ao forno bem cremoso e com queijo gratinado! Prepare para uma ocasião especial como a Páscoa, o Natal, o Dia das Mães ou um aniversário em família e com certeza todos vão elogiar!

Apesar de ser preciso algum tempo e dedicação no preparo desta receita, ela é bem simples e vale muito a pena: basta cozer o bacalhau, desfiar, preparar um refogado, juntar o bacalhau e o creme para engrossar e levar ao forno até gratinar. O resultado é um bacalhau cremoso gratinado para provar e repetir até não sobrar nada!

Confira aqui no TudoReceitas como como fazer bacalhau no forno com creme de leite e experimente sem arrependimentos!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau cremoso gratinado:
1

Comece cozendo o bacalhau numa panela com água até cobrir as postas e uma folha de louro. Conte 10 minutos de fervura, retire o bacalhau e desfie. Reserve 1 xícara do caldo do cozimento.

2

Noutra panela coloque o azeite, a cebola, os alhos, a folha de louro e a linguiça. Refogue no fogo médio-baixo até a cebola murchar.

Dica: A linguiça é um ingrediente opcional, usei nesta receita porque tinha um restinho sobrando. Se você quiser pode adicionar outros ingredientes a este refogado: pimentão, tomate e azeitona são opções gostosas.

3

Depois acrescente a cenoura e o alho poró e refogue por mais 5 minutos. Junte o bacalhau desfiado e misture tudo.

4

Para conseguir um bacalhau cremoso bata no liquidificador o creme de leite com o caldo reservado e o amido de milho. Junte à panela e mexa até engrossar. Tempere a gosto com pimenta do reino, noz moscada e sal.

5

Coloque o creme de bacalhau numa assadeira e cubra com queijo ralado. Polvilhe oréganos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.

Dica: Se você gosta muito de queijo use uma mistura de queijos com intensidades de sabor diferentes. Eu usei queijo mussarela, que é mais suave, e queijo cheddar, que tem um sabor mais forte.

6

Está pronta esta receita de bacalhau com creme de leite gratinado! Sirva em seguida, acompanhando com uma salada verde ou purê de batata, e bom apetite!

Procurando mais receitas de bacalhau para ocasiões especiais? Confira estas delícias:

  • Salada de bacalhau com batata
  • Bacalhau espiritual
  • Fricassé de bacalhau simples

Se você gostou da receita de Bacalhau cremoso gratinado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.