Receita de Bacalhau desfiado com creme de leite

Receita de Bacalhau desfiado com creme de leite
Imagem: deliciouswordflux.com

O bacalhau desfiado com creme de leite é um prato que, em Portugal, chamam de bacalhau com natas. É uma receita cremosa e muito gostosa que você poderá reservar para ocasiões especiais, como a Páscoa, o Natal ou o Ano Novo. Confira aqui esta receita de bacalhau desfiado com creme de leite passo a passo do TudoReceitas e delicie-se!

6 convidados 4h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para o molho branco:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo desta receita com bacalhau é dessalgar o bacalhau. Para isso lave-o, de forma a tirar o excesso de sal, e coloque-o em uma vasilha grande com água abundante. Deixe de molho por 24 horas, trocando a água 5 ou 6 vezes.

Dica: Prove a água do bacalhau para perceber se o bacalhau ainda está muito salgado.

2

Com o bacalhau já dessalgado, prepare um refogado no fogo médio com o azeite, as cebolas e os alhos picadinhos e as folhas de louro. Quando as cebolas estiverem transparentes, adicione o bacalhau, misture e cozinhe por 5-10 minutos (o bacalhau irá terminar de cozinhar no forno).

3

Enquanto isso, e para conseguir um bacalhau no forno cremoso, prepare o molho branco: leve ao fogo médio uma panela com a manteiga e a farinha e mexa até obter uma pasta esfarelada, como na imagem.

4

Depois, pouco a pouco e enquanto mexe com um batedor (para não se formarem grumos), acrescente o leite. Deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos, mexendo sempre até engrossar. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Dica: O molho branco fica mais espesso depois de esfriar, por isso deixe-o meio ralinho.

5

Entretanto prepare-se para fritar as batatas: aqueça o óleo numa frigideira funda ou panela e, quando estiver bem quente, adicione uma ou duas mãos cheias de batatas. Deixe fritar até ficarem douradas e retire para uma travessa com papel absorvente. Repita até ficar todas as batatas.

Dica: Não fique todas as batatas de uma só vez, caso contrário elas ficarão cozidas em vez de fritas.

6

Quando o bacalhau, o molho branco e as batatas estiverem prontas, misture tudo em uma vasilha grande junto com o creme de leite. Tempere a gosto com sal e pimenta e transfira para uma assadeira untada. Cubra com farinha de rosca e queijo ralado, para conseguir uma crosta crocante.

7

Leve esta receita de bacalhau desfiado com creme de leite ao forno preaquecido a 180ºC por 20-30 minutos, ou até a crosta ficar dourada. Sirva polvilhado com salsinha e acompanhado de salada fresca.

Se gostou desta receita confira também como preparar bacalhau com natas simples e rápido, um delicioso bacalhau desfiado com batata e molho de tomate ou ainda bacalhau espiritual. Bom apetite e diga nos comentários o que achou!

Imagem: deliciouswordflux.com

Se você gostou da receita de Bacalhau desfiado com creme de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.