Receita de Bacalhau espiritual

Receita de Bacalhau espiritual
Imagem: ranchoportugues.com.br

O povo português conhece 1001 formas de cozinhar bacalhau e o bacalhau espiritual é uma das receitas mais gostosas! Tão cremoso quanto o bacalhau com natas, este é um prato popular na Semana Santa que você poderá preparar facilmente em casa com a ajuda do TudoReceitas. Confira abaixo a receita passo a passo de bacalhau espiritual português e experimente!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau espiritual:
1

Para preparar esta receita portuguesa de bacalhau espiritual o primeiro passo é colocar o bacalhau cozendo em uma panela com água até cobrir. Numa tigela à parte coloque o pão cortado em pedaços e demolhando em 1 a 2 xícaras de leite.

2

Após o passo anterior retire o bacalhau e desfie enquanto quente, separando a pele e as espinhas. Reserve 1 xícara da água da cozedura para preparar o molho.

Imagem: temperospravida.com.br
3

Para fazer o molho do bacalhau espiritual leve ao fogo médio uma panela com a manteiga e a farinha. Mexa para derreter e formar uma pasta e, pouco a pouco, enquanto mexe, acrescente a água reservada, o leite e o creme de leite. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e cozinhe, sem parar de mexer, até espessar e ferver.

4

Numa panela grande à parte refogue a cebola e os alhos no azeite. Quando a cebola ficar transparente, acrescente a cenoura e refogue mais um pouco, sem deixar queimar.

Imagem: mamiemais.com
5

O passo seguinte da receita de bacalhau espiritual é acrescentar o bacalhau e o pão ligeiramente espremido. Misture e cozinhe por 5 minutos, ou até o leite do pão evaporar. Junte o molho, misture tudo e retifique os temperos. Desligue quando ferver.

Imagem: eubrinconacozinha.blogspot.pt
6

Numa assadeira untada coloque o bacalhau espiritual e alise com uma colher ou espátula. Polvilhe farinha de rosca e queijo ralado e leve a dourar no forno preaquecido a 200ºC por 10-15 minutos.

Imagem: obarriguinhas.wordpress.com
7

Após o passo anterior o bacalhau espiritual está pronto a ser servido! Esta é uma receita de Páscoa que você também poderá preparar em outras ocasiões especiais como o Natal ou o Ano Novo, temos a certeza de que toda a família irá gostar!

Se gostou desta sugestão confira também como fazer bacalhau à espanhola, um delicioso bacalhau gratinado com requeijão e outra receita portuguesa: o bacalhau com broa de milho no forno. Bom apetite e diga nos comentários o que achou!

Imagem: ranchoportugues.com.br

Se você gostou da receita de Bacalhau espiritual, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.