Receita de Bacalhau espiritual original português

Receita de Bacalhau espiritual original português

O bacalhau espiritual é um prato típico português, delicioso e relativamente fácil de fazer. Portugal é conhecido pelas suas receitas de bacalhau e essa é uma das mais populares pela sua combinação de ingredientes e texturas. Essa é uma daquelas receitas ideais para a Páscoa e também para conseguir com que as crianças comam peixe, devido ao bechamel (molho branco).

O bacalhau espiritual consiste na combinação de um refogado bem suculento, batatas fritas fininhas e sequinhas e uma generosa camada de bechamel coberta por queijo gratinado, sendo que finalização dessa receita é assada no forno e faz toda a diferença. Mesmo que existam diferentes maneiras de preparar o bacalhau espiritual dependendo da região, neste post do TudoReceitas explicamos uma das mais populares. Continue lendo e delicie-se com essa receita impecável de bacalhau espiritual original português. Não tem como não amar!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para o molho bechamel
Como fazer Bacalhau espiritual original português:
1

Cozinhe o bacalhau já dessalgado em uma panela com água quente por 3 minutos em fogo médio. Apague o fogo e deixe o peixe na água.

2

Agora, descasque as batatas e corte-as em tiras bem finas. Aqueça uma frigideira com bastante óleo e, quando o óleo estiver no ponto de fritura, frite-as. Uma vez prontas, reserve as batatas fritas sobre um papel absorvente.

  • Para mais detalhes sobre como deixar a batata frita super crocante, sugerimos o passo a passo dessa receita que mostra como deixar a batata frita sequinha. Se preferir, você também pode usar uma fritadeira elétrica para as batatas.

Dica: caso a sua ideia seja preparar o bacalhau espiritual (original português) basta pular essa etapa.

3

Prepare a bechamel. Para isso, derreta a manteiga em uma panela e misture a farinha. Então, adicione o leite aos poucos, sem parar de mexer, até obter um creme espesso. Então, adicione sal a gosto e reserve.

4

Para adicionar a cenoura à sua receita bacalhau espiritual original português, descasque-a e rale-a em tiras finas. Se preferir, pode cortá-la em cubinhos bem pequenos. Uma característica marcante do bacalhau espiritual original português é, justamente, ter esse refogado bem picado.

5

Aqueça uma frigideira com um pouco azeite ou use a mesma que usou para as batatas, só que retirando o óleo. Então, refogue a cebola picada e a cenoura.

6

Corte 3 fatias de pão duro do dia anterior e deixe-as de molho em um recipiente com leite. Espere por, pelo menos 15 minutos, ou até que o pão absorva bem o leite até ficar bem molhadinho.

7

Este é o momento de retirar o bacalhau da panela, remover a pele e seus espinhos e cortá-lo em cubos, como podemos ver na foto.

8

Adicione o bacalhau à frigideira com o refogado e misture. Então, incorpore o pão embebido em leite e continue a mexer. Aproveite para adicionar um pouco de sal, caso sinta necessidade, e cozinhe tudo por alguns minutos.

9

Acomode todo esse preparo em um refratário e distribua de forma homogênea.

10

Adicione as batatas fritas sobre o bacalhau, cobrindo tudo. Se preferir, você pode usar batata doce no lugar ao invés das batatas tradicionais. Caso opte pela batata doce, você também pode prepará-la frita na frigideira ou no forno, como mostra essa receita de batata doce frita no forno.

11

Cubra toda a mistura com a bechamel e adicione uma camada de queijo ralado.

12

Leve o bacalhau espiritual ao forno a 200ºC e deixe-o até que o queijo gratine. Para conseguir esse efeito, você pode ativar a função de grelhar ('Grill'), caso tenha. Quando estiver dourado, basta tirar do forno e aproveitas essa receita sensacional de bacalhau espiritual original português.

13

Bônus: se as postas de bacalhau que você tem para essa receita de bacalhau espiritual não estão dessalgadas, no vídeo abaixo explicamos como dessalgar bacalhau de maneira simples e eficaz.

Se você gostou da receita de Bacalhau espiritual original português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Acompanhamento para bacalhau espiritual

Caso precise de inspirações de guarnições, sugerimos a leitura do post com ideias de acompanhamentos para bacalhau. Se a ideia é servi-lo em alguma refeição especial, nossas sugestões de entradas ou aperitivos são:

  • Salada de alface com abacate
  • Bolinho de abobrinha simples
  • Empada de palmito