Receita de Bacalhau gratinado com purê de batata

Receita de Bacalhau gratinado com purê de batata

Para celebrar a Páscoa, data muito importante para os cristãos, costumamos preparar um cardápio mais elaborado, para enaltecermos esse momento tão especial! Quase sempre o bacalhau está presente nessas preparações tradicionais e, por tratar-se de um peixe muito versátil, combina com diversos tipos de preparos, podendo fazer parte do cardápio em diversas versões!

Nesta versão que apresentaremos a vocês, o bacalhau será servido num gratinado de requeijão, creme de leite e queijo parmesão, junto com um delicioso purê de batata! Temos certeza que esse prato ganhará muitos elogios por sua cremosidade e sabor bem marcante!

Vamos saber agora como preparar essa deliciosa receita de bacalhau gratinado com purê de batata aqui no TudoReceitas, através das fotos do passo a passo abaixo?

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, Receitas de Páscoa, No forno
Ingredientes:
  • Purê de batata:
  • Bacalhau refogado:
  • Creme para gratinar:
Como fazer Bacalhau gratinado com purê de batata:
1

Comece separando os ingredientes necessários para preparar a receita. O bacalhau precisa estar dessalgado, pré cozido e desfiado - confira nossas dicas sobre como preparar bacalhau.

2

Primeiro prepare o purê de batatas. Descasque as batatas e cozinhe-as em água e sal até ficarem bem macias, em seguida escorra a água do cozimento. Amasse as batatas na própria panela e adicione o creme de leite, a manteiga e a noz moscada.

3

Leve esse purê de batata ao fogo baixo para cozinhar rapidamente, até ficar bem cremoso e homogêneo. É importante que o purê tenha boa consistência, pois será a base da nossa receita no refratário. Reserve.

4

Prepare o refogado de bacalhau, começando por aquecer o azeite de oliva. Refogue primeiro a cebola em rodelas, em seguida o alho poró em rodelas e por último o pimentão amarelo ou vermelho picado. Deixe refogando por alguns minutos, em fogo baixo mexendo sempre para não queimar.

5

Acrescente ao refogado o bacalhau desfiado e as azeitonas picadas e refogue por mais alguns minutos. Acerte o sabor do sal neste momento, se for necessário acrescentar sal. Tempere com pimenta do reino.

Dica: se quiser deixar seu prato diferente, experimente acrescentar palmito picado para refogar junto com o bacalhau.

6

Desligue o fogo, adicione a salsa picada e misture tudo. Reserve esse refogado de bacalhau, que será o recheio da nossa receita de bacalhau gratinado!

7

Prepare o creme para o gratinado batendo no liquidificador o creme de leite, o requeijão cremoso, o leite líquido, o sal e o queijo parmesão ralado, por cerca de 1 minuto, até ficar bem homogêneo e cremoso.

Dica: separe um pouco de queijo parmesão ralado para polvilhar antes de levar tudo ao forno.

8

Num refratário médio, untado com azeite de oliva ou manteiga, faça uma camada com o purê de batata, espalhando bem. Em seguida cubra com o refogado de bacalhau, como mostra a foto.

Dica: pré aqueça o forno a 180 - 200 graus neste momento.

9

Por último, preencha com o creme para gratinar e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno pré aquecido a 180 - 200 graus por cerca de 30 minutos ou até gratinar.

Dica: tenha cuidado para não usar um refratário muito pequeno, para não permitir que o gratinado transborde quando estiver assando.

10

Assim que retirar do forno, decore o bacalhau gratinado com azeitonas pretas, se quiser!

11

Seu delicioso bacalhau gratinado com purê de batata e requeijão está pronto para ser saboreado! Acompanhe com uma salada e esperamos que este prato faça sucesso na sua refeição em família durante a Páscoa. Bom apetite!

12

Dica extra: se preferir servir como entradas individuais, sugerimos que monte o prato em ramequins ou tigelas de cerâmica que possam ir ao forno, como na foto. Leve para assar em forno pré aquecido até gratinar!

Gostou? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas para completar o cardápio de Páscoa:

  • Sobremesa simples para domingo de Páscoa
  • Ovo de Páscoa no pote
  • Pavê de limão com chocolate e biscoito champagne

Se você gostou da receita de Bacalhau gratinado com purê de batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.