Receita de Bacalhau refogado com tomate e cebola

Receita de Bacalhau refogado com tomate e cebola

Procurando como preparar bacalhau desfiado? Confira esta nossa receita que rende um prato de bacalhau rico em sabor para servir com purê de batatas, como recheio de torta salgada e mais! Uma sugestão deliciosa, muito fácil de fazer e rápida que pode (e deve!) ser preparada com antecedência, pois fica ainda melhor de um dia para o outro.

Para garantir o sucesso desta receita de bacalhau refogado com tomate e cebola é muito importante usar bacalhau dessalgado ou dessalgar o bacalhau em casa, com água. No caso do bacalhau desfiado, será necessário colocá-lo de molho em água por 24 horas, trocando a água 2 a 3 vezes; se você usar bacalhau em postas, podem ser necessárias até 48 horas, trocando a água 2 a 3 vezes ao dia.

Pronto para ir para a cozinha? Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita com bacalhau desfiado simples.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Refogado
Ingredientes:
Como fazer Bacalhau refogado com tomate e cebola:
1

Antes de começar preparando a receita, e se sobretudo se você está usando bacalhau salgado, assista nosso vídeo para descobrir como dessalgar bacalhau.

2

Descasque dois dentes de alho e uma cebola. Pique os alhos finamente e corte a cebola em tiras, como na foto.

Dica: se você não gosta de trincar cebola, pique a cebola finamente.

3

Coloque uma panela no fogo médio com um fio de azeite de oliva (o suficiente para cobrir todo o fundo). Adicione a cebola e deixe cozinhar até dourar levemente. Depois, acrescente os alhos picados, misture e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos.

Dica: se você gostar de comida ardida, adicione a pimenta malagueta junto com a cebola.

4

Adicione o tomate triturado e as folhas de louro nesse refogado de cebola e alho e mexa. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo, ou até reduzir um pouco. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Dica: para obter tomate triturado você pode simplesmente bater 600 g de tomate no liquidificador ou processador com um pouco de água.

5

Enquanto o molho está cozinhando, prepare o bacalhau, que já deverá estar dessalgado. Retire a pele e as espinhas do peixe, corte-o em pedaços ou desfie.

6

Quando o molho de tomate estiver apurado, adicione um pouco de água ou de caldo de peixe e também o bacalhau. Mexa e deixe cozinhar por 10 minutos. No fim desse tempo, experimente o molho e, se necessário, acerte o sabor adicionando mais um pouco de sal ou de pimenta.

7

Desligue o fogo e deixe este bacalhau ao molho de tomate descansar por alguns minutos antes de servir. Se quiser reservar na geladeira (esta receita fica melhor no dia seguinte), deixe esfriar completamente.

Pode servir com batata assada, purê de batata ou usar como recheio de uma torta salgada. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Se você gostou da receita de Bacalhau refogado com tomate e cebola, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.