Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho

Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho

Baião de dois é um prato típico da região nordestina e de parte da região norte. Um prato que se caracteriza pelo casamento entre duas paixões nacionais: o feijão e o arroz, ingredientes de fácil acesso, que fazem parte do cardápio da maioria dos brasileiros!

Essa deliciosa combinação faz com que o baião de dois garanta a satisfação de ser um prato completo porque, além desses dois elementos, podemos incluir vários tipos de carnes ao preparo, de acordo com o que estiver disponível à mão de quem for prepará-lo. E, para deixar essa iguaria ainda mais gostosa, podemos incluir o queijo coalho na finalização do prato, enaltecendo o seu inigualável sabor!

Ficou curioso para saber como preparar essa delícia de receita de baião de dois com carne seca e queijo coalho? Então não deixe de ver o passo a passo da receita aqui no TudoReceitas! Vamos lá?

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Baião de dois com carne seca e queijo coalho:
1

Dessalgue a carne seca já em pedaços pequenos e reserve-a. Deixe o feijão de molho com água por, no mínimo, 4 horas. Após esse período, dê uma fervura no feijão e descarte essa água.

2

Refogue a cebola e o alho com óleo ou azeite de oliva, numa panela funda. Acrescente as carnes salgadas picadas e deixe-as refogando por alguns minutos até dourarem levemente.

3

Junte o feijão escorrido, o sal, a pimenta do reino e a páprica na panela. Adicione a água fervente e deixe cozinhando por 35 minutos, aproximadamente.

4

Acrescente o arroz ao feijão cozido (provavelmente terá alguns grãos al dente) e deixe cozinhando por mais 15 minutos ou até que o caldo seque.

5

Quando o baião estiver cozido, acrescente o cheiro verde picado e pedacinhos de queijo coalho dentro dele, misturando delicadamente. Tampe a panela e espere alguns minutos, para que o queijo amoleça junto ao baião de dois.

6

Está pronto seu delicioso baião de dois simples! Embora o baião de dois seja considerado uma refeição completa, podemos servir junto com carnes assadas, aipim e banana da terra (cozidos ou fritos), saladas, etc... Não importa o acompanhamento, pois esse prato se destaca por si só! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas nordestinas? Veja estas sugestões:

  • Cuscuz nordestino no microondas
  • Sarapatel nordestino
  • Moqueca de tilápia nordestina

Se você gostou da receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.