Receita de Baião de dois com feijão carioca

Receita de Baião de dois com feijão carioca

Que tal aprender como fazer baião de dois do zero? Essa receita deliciosa é um clássico da região nordeste do Brasil e tem como principal característica a variedade de sabores: carne seca, bacon, queijo coalho entre outros ingredientes e, aqui nessa versão, o tradicional arroz e o feijão carioca.

A dica principal para preparar o baião de dois com feijão carioca é planejamento, já que esse é um prato feito em etapas - mas eu juro que vai valer a pena no final! Vem ver o passo a passo com fotos dessa receita deliciosa aqui no TudoReceitas!

4 convidados 24h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Baião de dois com feijão carioca:
1

O baião de dois é uma receita que necessita tempo para prepará-la e conta com algumas etapas. Vamos começar separando os ingredientes da primeira etapa: arroz, feijão, carne seca, abóbora, azeite, folha de louro, cebola e sal.

2

Para dessalgar a carne seca começaremos o processo no dia anterior do preparo do baião de dois, colocando de molho na água fria por 12 horas. Pode guardar a carne na geladeira durante esse tempo.

3

Passadas as 12 horas, corte a carne seca em 4 partes, coloque na panela de pressão com água até a metade, tampe e leve ao fogo médio. Quando a panela começar a apitar pode diminuir o fogo e cozinhar por 20 minutos.

4

Enquanto isso vamos preparando o arroz. Leve uma panela ao fogo médio e quando aquecer, regue o fundo com azeite. Acrescente a cebola picada, tempere com uma boa pitada de sal e refogue até murchar. Despeje o arroz e mexa bem.

5

Em seguida coloque 3 xícaras de água, coloque a folha de louro e deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água - para verificar basta afastar alguns grãos do fundo da panela. Se o arroz estiver cozido, desligue o fogo e deixe a panela com a tampa entreaberta para terminar de cozinhar com o próprio vapor.

6

Voltando à carne seca: passando os 20 minutos de cocção na panela de pressão, desligue o fogo, espere a pressão sair e descarte a água do cozimento da carne. Acrescente a xícara de feijão, complete novamente com água até a metade da panela e tempere com um pouco de sal. Tampe a panela e leve novamente ao fogo - dessa vez apenas por 10 minutos, o ideal é que o feijão não cozinhe muito para não desmanchar.

Dica: Lembre-se que teremos bastante ingredientes salgados no refogado, por isso controle a quantidade de sal.

7

Passado os 15 minutos de cozimento, espere a pressão da panela sair e retire os pedaços de carne seca. Desfie no tamanho que desejar.

8

Passe o feijão por uma peneira e reserve.

Dica: Nem pense em jogar esse caldo fora! Que tal aproveitá-lo em uma sopa?

9

Agora vamos para o refogado. Primeiramente corte o bacon, a linguiça e o queijo coalho em cubos no tamanho que preferir (quanto menor, mais delicada ficará a apresentação no prato). Leve uma frigideira grande ao fogo e derreta a manteiga. Em seguida acrescente o bacon e a linguiça e deixe dourar. Coloque a cebola, alho e por último o queijo coalho.

10

Solte o arroz e acrescente ao refogado. Misture também o feijão cozido e a carne seca desfiada. Essa é a hora de acertar o sal se você achar necessário. Finalize com coentro a gosto.

11

E o seu baião de dois com feijão carioca está pronto! Planejamento e organização são fundamentais (separar os ingredientes é a dica principal para não se perder durante o preparo). E, como eu disse lá no comecinho do post, vale muito a pena: é muito sabor para um prato só!

12

Prepare na sua casa e conte pra gente o que você achou dessa receita de baião de dois com carne seca e feijão carioca. Bom apetite!

Procurando mais receitas de baião de dois? Veja como fazer:

  • Baião de dois cremoso
  • Baião de dois com feijão verde
  • Baião de dois com feijão fradinho

Se você gostou da receita de Baião de dois com feijão carioca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.