O baião de dois é um prato muito consumido na região do nordeste - e também em outras partes - do Brasil. Feito com carnes salgadas e queijo coalho era amplamente consumido na época das expedições por seu preparo simples e durabilidade. E vamos combinar que a mistura de arroz, feijão e carne nunca decepciona, não é? Acrescentando queijo então, não falta absolutamente nada, é uma refeição super completa, que dispensa acompanhamentos.
Se você gostou dessa dica e quer preparar seu baião de dois tradicional na sua casa para sua família, pegue lá papel e caneta e vamos anotar os ingredientes e o modo de preparo.
- Panela de pressão
- Panela grande
- Faca
- Tábua de corte de alimentos
Comece separando os ingredientes para o preparo do baião de dois tradicional. Separe as carnes: carne seca, bacon e linguiça, todas cortados em pequenos cubos.
Separe o queijo coalho, o arroz e feijão já cozidos. Separe também a pimenta malagueta, a pimenta caiena e os temperos indicados na receita, além da manteiga de garrafa, a cebolinha verde e a salsinha e o sal.
Dica: Deixe todos os ingredientes separados para não correr o risco de esquecer algum. Fazendo assim será muito mais fácil o preparo da receita.
Deixe a carne seca dessalgar por no mínimo 8 horas. Depois desse tempo, coloque-a em uma panela, cubra com água e deixe ferver. Assim que levantar fervura desligue.
Dica: Mantenha o fogo de médio para alto.
Retire a carne seca da panela e leve-a para uma panela de pressão. Cubra com água e em seguida tampe a panela, deixe pegar pressão e marque 40 minutos. Depois desse tempo desligue e deixe o ar sair naturalmente.
Dica: É importante que a carne seca esteja bem cozida para que seja desfiada com facilidade.
Enquanto isso, em uma panela grande coloque a manteiga de garrafa e coloque o bacon e a calabresa para fritar. Mantenha o fogo baixo e vá mexendo para que frite por completo. Depois de fritos, retire da panela e reserve em um prato.
Dica: A manteiga de garrafa pode ser substituída. Mas a receita original leva essa qualidade de manteiga.
Depois de retirar o bacon e a calabresa adicione a carne seca para fritar. Adicione a cebola branca cortada e os três dentes de alho amassados e mexa bem para que fritem por completo. Misture o bacon e a calabresa já fritos, adicione os temperos e reserve.
Dica: Mexa bem e cuidado para não grudar no fundo da panela.
Em uma frigideira, coloque um pouco de manteiga de garrafa e coloque os pedaços de queijo coalho para fritar. Deixe dourar e vire para que fiquem bem fritos.
Dica: Fique atento para que não queime.
Depois disso, acrescente na panela o arroz, feijão e o queijo coalho. Misture muito bem com delicadeza para não quebrar os ingredientes.
Dica: Sempre no fogo baixo.
Por último, adicione a cebolinha verde, a salsinha e a pimenta malagueta. Somente duas gotas. Misture tudo.
Seu baião de dois tradicional está pronto. Delicioso e completo. Dispensa acompanhamentos. Faça em sua casa para sua família e venha nos contar o que achou.
Se você gostou da receita de Baião de dois tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de arroz com carne.
Quer aprender outras versões do baião de dois? Confira também as seguintes receitas:
- Baião de dois cremoso
- Baião de dois vegano
- Baião de dois bem soltinho
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 97 kcal
- Proteínas: 46 g
- Gorduras: 56 g
- Carboidratos: 76 g
- Fibra: 9 g