Banha de porco - como fazer

Banha de porco - como fazer

Antigamente não existia margarina e a manteiga era muito cara ou difícil de achar. A solução era aproveitar a gordura da carne de porco para fazer banha caseira e usar no preparo de receitas salgadas e também doces.

A banha de porco é uma gordura saturada muito econômica que pode ser usada para fritar alimentos, refogar e mais. Algumas cozinheiras defendem que, por exemplo, a massa de empada feita com banha de porco fica mais saborosa e que esse ingrediente é o segredo para aquela consistência gostosa de massa que derrete na boca até mesmo nas receitas de biscoitos! Muitas donas de casa preferem cozinhar com banha de porco porque ela é um produto menos processado e, por isso, mais natural que a margarina ou muitos dos óleos que encontramos à venda no mercado e ainda tolera bem as temperaturas elevadas da fritura por emersão.

Quer saber como fazer banha de porco em casa? O preparo é bem simples e você só precisa de um ingrediente principal: toucinho, que é o mesmo que barriga de porco. Continue aqui no TudoReceitas e descubra os truques das nossas vovós para preparar banha de porco do jeito tradicional!

1 convidado 2h 30m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Frito
Ingredientes:
Como fazer Banha de porco - como fazer:
1

Comece por cortar o toucinho em pedaços ou fatias, do mesmo modo que se estivesse preparando torresmo caseiro. Se quiser tempere com sal (se temperar com sal, a sua banha ficará levemente salgada).

Dica: O toucinho é o mesmo que toicinho o barriga de porco. Essa quantidade de toucinho (2 quilos) rende aproximadamente 1 litro e meio de banha.

2

Leve ao fogo baixo uma panela grande com o toucinho e deixe ficar por 1 a 2 horas, mexendo de vez em quando. É necessário ser paciente e deixar o toucinho no fogo baixo durante esse tempo, para a gordura derreter completamente sem queimar e sem o toucinho estourar.

3

Depois desse tempo a gordura saturada do toucinho vai derreter e a carne ficará douradinha e macia, como se estivesse frita. Retire o toucinho com a ajuda dede uma escumadeira, escorrendo bem a gordura, e coloque numa assadeira com papel absorvente.

  • Poderá servir o toucinho como petisco ou usar no preparo de outras receitas. Se quiser fazer torresmo com ele, confira esta receita de torresmo na panela.
4

O líquido que ficou na panela é a gordura derretida, ou seja, a banha do porco. Deixe esfriar um pouco, reserve noutro recipiente e deixe esfriar sem tampa por 12 a 24 horas.

Dica: Se quiser poderá passar a banha por uma peneira, de forma a filtrar todos os pedacinhos que o toucinho soltou. À medida que a banha esfria, ela ficará sólida. Por isso não encha demasiado o pote.

5

Quando a banha de porco caseira estiver sólida, poderá ser usada nas ruas receitas no lugar das gorduras habituais (manteiga, margarina, azeite ou óleo). Seus pratos ficarão mais brilhantes e muito mais saborosos, experimente!

Gostou deste truque culinário? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas com toucinho:

  • Torresmo pururuca com pinga
  • Arroz de toucinho
  • Feijão com toucinho fresco

Se você gostou da receita de Banha de porco - como fazer, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Como armazenar banha de porco

Depois da banha de porco esfriar bem, tampe e mantenha sempre tampada na geladeira por até 3 meses. Quando precisar usar a banha de porco retire a porção necessária usando uma colher limpa, para não deixar resíduos na banha e reduzir a chance de contaminação.

Não há necessidade de congelar a banha de porco porque ela se armazena bem na geladeira durante muito tempo. No entanto, se quiser congelar, o ideal é porcionar a banha de porco em forminhas de gelo, congelar bem e depois transferir para saquinhos plásticos, assim será mais fácil pegar somente o que for utilizar. Neste caso, o prazo de validade da banha de porco congelada é de 3 a 4 meses.