Receita de Barreado tradicional

Receita de Barreado tradicional
Imagem: tudoounanda.wordpress.com

O barreado é um prato típico do litoral paranaense, trazido pelos portugueses no século XVIII. Consiste em carne bovina de segunda e magra, cozida até desmanchar. Por ser um prato simples de preparar, o barreado tradicional tem-se mantido inalterado até aos dias de hoje, quer nos ingredientes, quer no preparo. Aprenda com o TudoReceitas.com a fazer barreado tradicional, e saboreie esta receita do Paraná em sua casa!

4 convidados 4h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Paraná
Ingredientes:
Como fazer Barreado tradicional:
1

Para preparar o barreado caseiro, o primeiro passo é cortar a carne em pedaços e temperar com cominho, vinagre, sal e pimenta.

Imagem: pastificio.blogspot.pt
2

Em seguida corte o tomate, a cebola e os alhos em pedaços e, com o óleo, unte o interior de uma panela de barro grande. Forme camadas alternadas de legumes, panceta/toucinho/bacon e carne, até chegar ao topo.

Imagem: algorelevante.com.br
3

Acrescente a água e deixe o barreado cozinhar em fogo médio-baixo por 4 horas, sem abrir. É necessário cozinhar durante esse tempo, para que as fibras da carne se soltem, resultando numa carne muito macia e num caldo grosso.

Dica: Para vedar a panela, evitando que os vapores escapem, prepare uma pasta com farinha de mandioca e água e coloque entre em volta da panela, entre a tampa e a panela (a isso se chama barrear).

Imagem: favoritaplanejados.com.br
4

Depois do tempo indicado, abra a panela para conferir a cozedura. Se o barreado estiver seco (com água a menos de 2 dedos da carne), adicione um pouco mais de água, junte também a folha de louro e retifique o sal. Volte a barrear e cozinhe por mais 4 horas.

Imagem: bemparana.com.br
5

No momento de servir o barreado tradicional, leve a panela à mesa, coloque um pouco da carne e um prato fundo, e acompanhe com arroz branco ou farinha de mandioca crua e banana prata fatiada (crua ou frita).

Dica: Sirva esta receita no próprio dia ou no dia seguinte porque, até esquentada de novo, a carne mantém seu sabor.

Imagem: tudoounanda.wordpress.com

Se você gostou da receita de Barreado tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cozido. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Dica de preparo:
  • Para servir o barreado ao almoço, comece preparando esta receita no final do dia anterior, completando as primeiras 4 horas de cozimento; na manhã do próprio dia, termine de cozinhar as 4 horas restantes.