Receita de Barrinha de gergelim

Receita de Barrinha de gergelim

Procurando uma receita de petisco para comer entre refeições ou uma receita de snack saudável para levar para o trabalho? Então confira como fazer barrinha de gergelim, uma coringa bem crocante, gostosa e rica em fibras para controlar a fome! Esta barra doce é uma receita com gergelim muito fácil de fazer, fica parecendo um pé de moleque de gergelim. Aqui no TudoReceitas ensinamos como fazer barrinha de gergelim com açúcar, mas você também pode fazer barrinha de gergelim com mel e adicionar, por exemplo, linhaça, uva-passa e mais. Confira abaixo todos os detalhes e experimente!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten
Ingredientes:
Como fazer Barrinha de gergelim:
1

Comece por torrar as sementes de gergelim numa frigideira, mexendo de vez em quando, até libertarem seu aroma e ficarem douradas. Enquanto isso prepare um tabuleiro com papel manteiga ou unte uma bancada de mármore.

2

Numa panela coloque o açúcar e deixe derreter naturalmente em fogo médio-baixo (sem mexer, para não cristalizar). Quando estiver bem derretido, adicione as sementes de gergelim ao caramelo e misture muito bem.

Dica: Para evitar que o açúcar cristalize, coloque 2 colheres de sopa de glucose de milho derretendo junto com ele.

3

Sem deixar esfriar coloque o doce de gergelim no tabuleiro ou na bancada untada. Cubra com plástico filme ou outra folha de papel manteiga e, com a ajuda de um rolo, abra até ficar com uma espessura de 5 mm ou menos.

4

Deixe esfriar até ficar bem durinho e corte as barrinhas de gergelim com a ajuda de uma faca. Prontinhas! Guarde em um pote de vidro por até 7 dias e delicie-se sempre que a fome apertar. Bom apetite!

Se você gostou desta receita de snack de gergelim, confira também estas receitas de snacks saudáveis:

  • Snack low carb;
  • Biscoito saudável para bebê;
  • Salgadinho de grão de bico fit.

Se você gostou da receita de Barrinha de gergelim, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Barras de cereais.

Mais dicas de como preparar barrinha crocante de gergelim
  • Se você quiser pode adicionar sementes de linhaça às sementes de gergelim e torrar junto;
  • Se preferir, troque o açúcar por rapadura - neste caso coloque a rapadura derretendo com 1 colher de sopa de manteiga;
  • Para fazer barrinha de gergelim com mel coloque apenas 1/4 de xícara de açúcar e 1/4 de xícara de mel;
  • Adicione cravinho e canela a gosto ao açúcar para aromatizar as barrinhas de gergelim - não se esqueça de retirar antes de abrir o caramelo de gergelim com o rolo;
  • No momento de cortar as barrinhas de gergelim, comece por cortar primeiro as aparas, assim conseguirá que as barrinhas fiquem mais perfeitinhas;
  • Para evitar que as barrinhas grudem umas nas outras, coloque pedaços de papel manteiga entre elas;
  • Você também pode preparar esta receita com outras sementes e frutos secos: sementes de girassol, amêndoas, avelãs, etc. Experimente e delicie-se!