Receita de Batata assada no forno crocante

Receita de Batata assada no forno crocante

Existem 1001 maneiras de cozinhar batata, por isso as opções para variar no cardápio são muitas! Nesta ocasião mostro para você como fazer batata assada no forno de um jeito diferente, em fatias, arrumadas em pequenos montinhos, e com um tempero de manteiga, alecrim e alho muito saboroso.

Peguei esta receita de batata assada no forno com casca de um programa culinário na TV e fiz algumas alterações. Porém, no passo a passo em fotos, eu indico para você algumas alternativas de preparo ligeiramente diferentes, para que você faça a batata no forno do jeito que mais gostar. Independentemente disso, o resultado sempre será uma batata com beiradas crocantes e interior macio que acompanhará muito bem seus pratos de carne e peixe.

Não espere mais, confira abaixo todos os detalhes desta receita de batata assada no forno crocante e prepare logo para o seu almoço ou jantar!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Batata assada no forno crocante:
1

Numa panela coloque a manteiga, os alhos picados ou amassados e as folhinhas de alecrim. Leve ao fogo baixo e deixe por 5 minutos, para a manteiga derreter e os alhos e o alecrim soltarem seu sabor.

2

Enquanto isso, lave bem as batatas, pois elas serão cozinhadas com a casca. Depois corte as batatas em fatias bem finas, com a ajuda de uma mandolina (como na foto) ou com uma faca bem afiada.

3

Coloque as fatias de batata numa tigela e adicione os temperos preparados na panela. Adicione sal e pimenta a gosto e misture muito bem.

Dica: Para distribuir melhor os temperos pelas batatas tampe a tigela (pode usar um prato) e chacoalhe durante alguns segundos.

4

Coloque as fatias de batata sobrepostas numa forma de cupcake ou de muffin, como na foto, da maior fatia para a menor. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC durante 20 minutos.

Dica: Coloque um disco de papel manteiga no fundo das forminhas, para que seja mais fácil desenformar. Se quiser pode colocar queijo parmesão ralado entre cada fatia.

5

Depois do tempo indicado as fatias de batata deverão estar macias, porém falta dourar. Para isso transfira os montinhos de batata para um tabuleiro de forno com papel manteiga, polvilhe queijo parmesão a gosto e devolva ao forno, desta vez nos 200ºC por 10-15 minutos.

Dica: O ideal é ligar a ventilação do forno e dourar as batatas no modo grill. Se o seu forno não tiver essas opções, asse as batatas com calor apenas em cima e deixe a porta do forno ligeiramente aberta (prenda a porta, por exemplo, com uma colher de pau).

6

Retire sua batata assada do forno quando estiver douradinha e levemente crocante nas beiradas. Sirva em seguida e diga nos comentários o que você achou desta receita de batata assada no forno com papel alumínio. Bom apetite!

Para descobrir mais receitas de batata assada no forno veja estas sugestões:

  • Batata palito assada no forno
  • Batata gratinada com queijo
  • Batata duquesa muito fácil

Se você gostou da receita de Batata assada no forno crocante, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.