Receita de Batata com molho branco gratinada

Receita de Batata com molho branco gratinada

Vamos variar da batata de todo o dia? A batata gratinada no forno pode parecer prato chique, mas garanto que é bem simples de fazer! Você só precisa de batata, 3 ingredientes para preparar o molho branco caseiro, queijo e temperos simples. Após 40-45 minutos no forno, sua batata gratinada simples fica bem douradinha e cremosa para servir como acompanhamento da sua refeição.

Já ficou com água na boca? Continue aqui no TudoReceitas e descubra o preparo passo a passo em fotos desta receita de batata com molho branco gratinada que com certeza vai se tornar numa das suas receitas com batata favoritas!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Batata com molho branco gratinada:
1

Primeiramente pré-aqueça o forno nos 180ºC, descasque as batatas e corte em rodelas. É importante que as rodelas de batata não sejam muito grossas, para que não demorem para cozinhar, nem sejam muito finas para que não desmanchem facilmente. Reserve as batatas dentro de uma vasilha com água enquanto continua preparando esta receita.

Dica: poderá cortar as batatas com uma faca ou, mais fácil ainda, usando uma mandolina ou cortador de legumes.

2

Leve ao fogo uma panela com a manteiga ou margarina e, quando derreter, adicione a farinha de trigo ou maisena. Misture até virar uma pasta (como na foto), adicione um pouco de leite e mexa até dissolver bem essa pasta no leite. Este é o primeiro passo do preparo de molho branco caseiro para batata gratinada.

Dica: o leite deverá estar em temperatura ambiente ou gelado.

3

Adicione o leite restante, sempre mexendo, para dissolver muito bem a pastinha de manteiga e farinha de trigo nele. Continue mexendo por mais 5 minutos ou até esse molho branco começar a espessar e ferver. Desligue o fogo e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada.

4

Unte uma assadeira com um pouco de óleo ou azeite e escorra as batatas. Coloque uma camada de batata em rodelas na assadeira, polvilhe sal, cubra com um pouco de queijo ralado, repita mais uma camada de batatas com sal e sempre assim até terminar as batatas.

Dica: não precisa pré-cozinhar as batatas, elas vão cozinhar no forno tornando esta receita de batata gratinada prática!

5

Por último, banhe todas as batatas com o molho branco e sacuda ligeiramente a assadeira, para distribuir o molho por entre as camadas de batata. Finalize com o restante do queijo ralado e um pouco de pimenta do reino.

Dica: use o queijo ralado da sua preferência! Algumas das opções mais populares são muçarela, parmesão, gruyère e cheddar.

6

Baixe a temperatura do forno para 160ºC e coloque as batatas para assar, sem cobrir com papel alumínio. Deixe por 40-45 minutos ou até perceber que as batatas estão macias após picá-las com um garfo ou faca. Para dourar as batatas no final, aumente a temperatura do forno para 200ºC e deixe as batatas no forno por mais 10 minutos.

Dica: se o seu forno tiver ventoinha interior, ligue-a no momento de colocar as batatas para assar, assim conseguirá batatas mais crocantes!

7

Está pronta sua batata gratinada com molho branco e queijo! Sirva enquanto quente como acompanhamento da sua refeição e temos a certeza que vai agradar a todo o mundo. Bom apetite!

Se você ama batata gratinada em rodelas, confira também estas sugestões:

  • Batata gratinada com bacon e requeijão
  • Batata gratinada com creme de leite
  • Batata gratinada com calabresa

Se você gostou da receita de Batata com molho branco gratinada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.