Receita de Batata Dauphine original

Receita de Batata Dauphine original
Imagem: lesrecettesdepierrette.com

As batatas dauphine, também conhecidas como batatas noisette, são bolinhas de batata com casquinha crocante e interior cremoso, ótimas para acompanhar pratos de carne e peixe, e também para servir como aperitivo. A receita original de batata dauphine resulta de uma mistura de purê de batata e massa de carolina (ou massa choux), e é assim que ensinamos a preparar no TudoReceitas.com. Confira abaixo os ingredientes e passo a passo da batata dauphine original e caseira, e surpreenda-se com as texturas!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Batata Dauphine original:
1

O primeiro passo da receita das bolinhas de batata é descascar as batatas, cortar em pedaços e cozer em uma panela com água e um pouco de sal, por 20-30 minutos.

Dica: Depois de cozerem, as batatas deverão ficar macias mas não desfazendo.

Imagem:
2

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra e salteie por 3 minutos, ou até secarem, em uma frigideira com um pouco de óleo. Retire, reduza a purê e reserve.

Imagem: futilite.com.br
3

O passo seguinte da batata Dauphine original é preparar a massa choux. Para isso leve ao fogo uma panela com a manteiga, a água e um pouco de sal.

Imagem: beautyandbake.com
4

Quando ferver, retire e acrescente a farinha de uma vez só, mexendo vigorosamente até virar uma massa lisa. Leve de novo ao fogo, desta vez fogo baixo, e fique mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire para um prato e deixe amornar.

Imagem: ateliergourmetdana.blogspot.com
5

À parte, bata os ovos e, pouco a pouco, enquanto mexe, adicione à massa do passo anterior. A massa deverá ficar lisa e cremosa, mas não muito mole, pelo que poderá não ser necessário acrescentar a quantidade total de ovo.

Imagem: ateliergourmetdana.blogspot.com
6

Junte a mistura anterior ao purê de batata e acerte o sal. Misture muito bem, modele em bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro e coloque fritando em óleo quente, até dourar.

Imagem: fourchett.es
7

Retire as batatas noisette para um prato com papel absorvente, e deixe escorrer o óleo até esfriarem um pouco. Sirva em seguida, como petisco ou acompanhamento de, por exemplo, frango com mostarda Dijon. Bom apetite!

Imagem: lesrecettesdepierrette.com

Se você gostou da receita de Batata Dauphine original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.