Receita de Batata fondant muito fácil

Receita de Batata fondant muito fácil

As batatas fondant são um clássico da gastronomia francesa, ideais para servir como acompanhamento ou como petisco. Ficam bem bonitinhas para complementar um prato mais sofisticado, sobretudo em cardápios de festa!

Mas o que é batata fondant? Esta é uma das muitas receitas de batata que existem e, no caso, se caracteriza por ser preparada em dois momentos: primeiro a batata é frita em gordura (que pode ser manteiga, azeite de oliva ou uma mistura dos dois), até dourar e ficar mais ou menos crocante por fora; segundo momento de cozimento é feito com um caldo (que pode ser caldo de galinha ou de legumes, por exemplo), para terminar de cozinhar a batata, deixando-a macia no interior. Além disso a batata deve ser cortada em um formato específico, rodelas grossas, que lembram vieiras.

Apesar do nome e dos seus dois tempos de preparo, a receita de batata fondant é fácil, econômica e deliciosa! Se você ainda não provou estas deliciosas batatas, continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer batata fondant muito fácil!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Batata fondant muito fácil:
1

Descasque e lave as batatas. Em seguida corte as batatas em rodelas usando uma faca, um cortador redondo e fundo de biscoito ou um aro metálico. Tempere as batatas com sal.

2

Coloque a manteiga e o azeite de oliva numa panela e leve ao fogo, para esquentar.

3

Quando a manteiga e o azeite estiverem quentes, adicione os pedaços de batata e deixe fritar em fogo alto, até dourar de ambos os lados (aproximadamente 8-10 minutos). Neste momento a batata não vai cozinhar no interior, apenas dourar por fora.

4

Baixe o fogo, espere 1-2 minutos e, com cuidado, adicione o caldo de galinha (ele vai espirrar). Tampe a panela e deixe a batata fondant cozinhar em fogo brando por 20 minutos ou até que esteja macia no interior, virando a meio do tempo.

5

Depois disso, sua batata fondant está pronta. Simples assim! Sirva em seguida, polvilhando pimenta do reino. Devido ao seu aspecto elegante, a batata fondant super combina com um cardápio de festa e pode acompanhar salmão, bife de atum, carré de cordeiro e mais.

Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita francesa de batata fondant muito fácil!

Se você gostou da receita de Batata fondant muito fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.