Receita de Batata gratinada com queijo

Receita de Batata gratinada com queijo

Olha só o acompanhamento para sua ceia de Natal chegando! Esta batata gratinada com alho e alecrim é sucesso sempre, sem contar que fica lindona demais na mesa da ceia. No preparo desta receita de batata gratinada no forno você pode brincar e tentar outros temperos, mas garanto que com esse não tem erro. Eu finalizo com queijo mussarela gratinado e fica ainda mais gostoso! Mas você pode variar também no tipo de queijo usando, por exemplo, queijos com sabor mais forte ou apimentados. Confira o passo a passo aqui no Tudo Receitas desta receita de batata gratinada com queijo e não hesite em preparar!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece deixando as batatas numa vasilha com água gelada por 30 minutos, trocando a água a cada 10 minutos. Esse processo ajuda a eliminar o amido da batata, assim ela fica mais crocante no forno.

Dica: Para cortar a batata bem fininha eu uso um mandolim.

2

Numa vasilha misture o creme de leite com o alho, o alecrim, o sal e a pimenta para conseguir o tempero da batata gratinada simples.

3

Seque bem as batatas e coloque-as na vasilha com o tempero. Mexa bem até todas as fatias estarem cobertas - as batatas não deverão ficar encharcadas, apenas levemente untadas.

Dica: Mexa com cuidado para não quebrar as batatas.

4

Unte uma travessa com manteiga e arrume as batatas nela, jogando por cima o restante do tempero que ficou na vasilha. Deixe bem bonito, como na foto, afinal, é dia de festa! Tampe com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 230°C por 1 hora.

5

Após uma hora retire a travessa do forno, dispense o papel alumínio e cubra as batatas com o queijo. Volte ao forno por mais 30 minutos, até ficar bem bonitão e dourado.

Dica: Pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado por cima junto com a mussarela, que fica bom também.

6

Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de servir. Prontinho! Delicie-se com seu gratinado de batata, perfeito para acompanhar qualquer receita de carne ou de peixe. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

No TudoReceitas temos mais receitas de batata gratinada para você conferir! Veja estas sugestões deliciosas:

  • Batata gratinada simples na frigideira;
  • Batata gratinada com bacon e calabresa;
  • Batata gratinada com queijo e bacon.

Se você gostou da receita de Batata gratinada com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.