Receita de Batata gratinada com queijo e bacon

Receita de Batata gratinada com queijo e bacon

A batata é um dos acompanhamentos mais populares um pouco por todo o mundo. Além de ser um alimento barato, combina com praticamente todos os pratos e aceita diversos preparos. Esta receita de batata gratinada que partilho abaixo vai bem especialmente como acompanhamento de carne de churrasco ou de carne assada no forno. Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer batata gratinada com queijo e bacon!

Para fazer esta receita você precisa somente de 4 ingredientes: batata, creme de leite, queijo e bacon ou toucinho. Aconselhamos cozinhar a batata primeiro para ela não demorar tanto tempo a cozinhar no forno e para ficar macia no final. Depois basta colocar todos os ingredientes numa assadeira e levar ao forno até o queijo derreter e dourar: fácil e rápido!

Vamos para a cozinha fazer esta deliciosa receita de batata gratinada com queijo e creme de leite? Confira abaixo todos os detalhes e experimente.

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Batata gratinada com queijo e bacon:
1

Reúna os ingredientes desta receita de batata gratinada no forno. Neste caso usei dois tipos de queijo, mussarela e Gruyère, mas você pode usar somente um tipo de queijo ou usar um mix de queijos ao seu gosto.

2

Lave as batatas e descasque. Corte em rodelas com 2-3 mm de espessura - o corte deve ser igual em todas as batatas para o cozimento ser homogêneo.

3

Coloque as batatas numa panela, acrescente água em temperatura ambiente até cobrir e também um pouco de sal. Leve ao fogo até ferver e desligue.

Dica: No final do cozimento a batata deverá estar macia mas não desmanchando, porque irá terminar de cozinhar no forno. Se ela ainda estiver muito dura deixe ferver por mais uns minutinhos.

4

Enquanto a batata está cozinhando, pique o bacon ou toucinho em cubinhos médios, como na foto.

5

Leve o bacon ao fogo para dar uma leve dourada. Não precisa adicionar óleo nem azeite porque o bacon vai fritar na própria gordura.

6

Escorra as batatas cozinhadas e arrume num refratário untado e grande o suficiente para não sobrepor muito as batatas. Ligue o forno nos 200ºC

7

Salpique o bacon sobre as batatas e regue com o creme de leite. Polvilhe pimenta do reino a gosto e, por fim, polvilhe o queijo ralado.

8

Leve a batata ao forno preaquecido a 200ºC e durante 10-15 minutos ou até gratinar o queijo (derreter e dourar).

9

Depois disso sua batata gratinada com creme de leite e queijo está pronta! Sirva em seguida e delicie-se com este acompanhamento simples e muito gostoso para qualquer ocasião. Bom apetite!

Procurando mais receitas de batata gratinada? Veja estas sugestões:

  • Batata gratinada com queijo simples
  • Batata gratinada simples na frigideira
  • Batata gratinada com bacon e calabresa

Se você gostou da receita de Batata gratinada com queijo e bacon, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.