Receita de Batata gratinada com queijo, presunto e creme de leite

Receita de Batata gratinada com queijo, presunto e creme de leite

Aqui você vai aprender como fazer batata gratinada em poucos passos e o resultado é surpreendente! As batatas são um dos acompanhamentos mais populares para receitas de carne, peixe ou vegetarianas. Além de serem econômicas e fáceis de cozinhar, possuem uma grande quantidade de fibra natural e carboidratos complexos, que dão energia e ajudam a saciar.

Essa batata gratinada com queijo, presunto e creme de leite é um prato para todos os gostos, preparado com muita facilidade para servir como entrada ou acompanhamento da sua refeição. O recheio cremoso com creme de leite, queijo e presunto deixam esta sugestão ainda mais irresistível! Continue lendo TudoReceitas e não perca essa super receita batata com creme de leite, queijo e presunto.

2 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Reúna todos os ingredientes para elaborar sua batata gratinada com queijo.

Dica: O queijo emmental é de origem suíça e muito característico por apresentar buraquinhos que as bactérias naturais provocam durante a fermentação. Se você não encontrar ele pode usar outro queijo em fatias da sua preferência.

2

Em primeiro ligar, lave e descasque as batatas. Em seguida, corte as batatas em rodelas fias tal e como apresentamos na imagem abaixo.

Dica: Você sabia que as batatas são uma fonte natural de vitamina C? Tem um alto contributo de potássio e ajudam a combater a hipertensão.

3

Pegue uma forma que possa ir no forno, forre com papel antiaderente (pode ser papel manteiga) e coloque uma camada de batata, como apresentamos na imagem. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.

Dica: Se você não tiver papel antiaderente pode untar a forma com azeite ou manteiga, para a batata gratinada fácil não grudar.

4

Para continuar essa deliciosa receita de batata recheada na travessa coloque algumas fatias de presunto sobre as batatas, formando uma camada, e cubra com algumas fatias de queijo. Coloque mais uma camada de batata fatiada e tempere com sal e pimenta a gosto.

5

Em um recipiente bata os ovos e misture com o creme de leite, um pouco de sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Verta sobre o preparado na forma, para deixar este gratinado de batata mais cremoso.

6

Continue colocando camadas de presunto, queijo e batata até acabarem os ingredientes. Finalmente, polvilhe o queijo raladoe leve ao forno a 180ºC durante 45 minutos a 1 hora. Após esse tempo, pique as batatas com um garfo, para confirmar que estão macias.

Dica: Cubra o preparado com papel alumínio durante os primeiros 30 minutos, para evitar que o queijo ralado queime.

7

Prontinho! Uma verdadeira maravilha essa batata recheada no forno com presunto e queijo, não é mesmo? Além de super fácil de fazer, é prática e combina super bem com esses pratos:

  • Receita de Bolo de carne moída recheado;
  • Receita de Bife acebolado simples;
  • Receita de Frango defumado.

Dica: Agora que você já sabe como fazer batata gratinada, não deixe de fazer um comentário 5 estrelas e adicionar uma foto do resultado. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Batata gratinada com queijo, presunto e creme de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.