Receita de Batata gratinada em rodelas

Receita de Batata gratinada em rodelas

Quer aprender a fazer uma batata gratinada no forno bem apetitosa? Continue aqui no TudoReceitas pois eu vou mostrar para você como fazer batata gratinada em rodelas com duas variedades de queijo, creme de leite e manteiga.

Esta receita de batata gratinada com queijo é muito simples de fazer e fica pronta em aproximadamente 45 minutos. Rende um acompanhamento muito gostoso para suas receitas de carne e peixe e facilmente agrada a toda a família. Neste caso usei queijo parmesão e queijo emmental, mas você pode usar as suas variedades de queijo preferidas.

Veja abaixo todos os detalhes desta receita de batata gratinada com creme de leite e queijo e prepare hoje mesmo!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Ligue o forno nos 200ºC e unte uma forma com manteiga. Reserve e prepare as batatas: descasque, lave e corte em rodelas com aproximadamente 2-3 mm de espessura.

2

Disponha algumas rodelas de batatas na assadeira untada, de forma a conseguir uma camada de batata. Tempere com sal e pimenta a gosto e cubra com 1/3 da caixa de creme de leite (aproximadamente 100 g).

3

Polvilhe uniformemente um pouco de queijo emmental e parmesão misturados, ou outros da sua preferência. Repita as camadas de rodelas de batata temperadas com sal e pimenta, creme de leite e queijo.

Dica: Outros queijos que combinam com a batata gratinada são o mussarela, cheddar, gruyère, queijo prato, entre outros.

4

A última camada deve ser de queijo - seja generoso na quantidade! Coloque também as 4 colheres de chá de manteiga bem distribuídas, que ajudam a conseguir um gratinado mais dourado e saboroso. Baixe o forno para os 160ºC, cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar por 45 minutos.

Dica: Polvilhe um pouco de farinha de rosca por cima da última camada de queijo, desse jeito seu gratinado ficará com crosta crocante!

5

Depois do tempo indicado retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos ou até dourar. Delicie-se com esta receita de batata fácil e saborosa e diga nos comentários o que achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de batata gratinada? Veja estas sugestões:

  • Batata gratinada com queijo
  • Batata gratinada simples e fácil
  • Batata gratinada com creme de leite

Dica: Depois de dourar as batatas pique-as batatas com um garfo e, se estiverem macias, pode servir; se ainda estiverem durinhas, deixe por mais 5-10 minutos.

Se você gostou da receita de Batata gratinada em rodelas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.