Receita de Batata gratinada no forno com queijo

Receita de Batata gratinada no forno com queijo

E olha aqui no TudoReceitas mais uma ideia super delícia de batata gratinada, só que dessa vez com uma variação da batata e dos sabores! Bacon, blue cheese e cogumelos é um casamento que, para mim, não tem nunca como dar errado e, como batata sempre combina com tudo, por que não juntar eles, não é mesmo?

Essa batata gratinada com queijo e bacon aqui em casa vai de prato principal, com uma bela salada, mas claro que é perfeita para acompanhar outros pratos, como por exemplo uma bela carne! Ela fica cremosa mas não molhadinha, pois em seu preparo vai somente 1 colher de sopa de creme de leite fresco. Não deixe de testar essa receita de batata gratinada no forno com queijo e voltar aqui para contar o que você achou!

2 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Batata gratinada no forno com queijo:
1

Comece cortando a batata em fatias bem fininhas. Deixe as batatas numa vasilha com água gelada por 15 minutos, depois escorra e seque bem - esse é um truque para eliminar o amido da batata e conseguir uma batata mais firme e crocante!

Dica: Para cortar a batata bem fininha eu uso um mandolim, mas uma faca bem afiada e bastante paciência também funcionam.

2

Misture o tempero para batata gratinada: creme de leite fresco, ervas, alho, sal e pimenta.

  • Quer saber como substituir o creme de leite nesta receita? Confira a lista de substitutos para creme de leite.
3

Junte as fatias de batata e os cogumelos na vasilha com os temperos e mexa bem. Todos os ingredientes devem estar "molhados" com os temperos, mas não encharcados, esse é outro truque para conseguir uma batata gratinada crocante.

4

Unte uma travessa com manteiga e arrume as batatas e os cogumelos nela. Acrescente as fatias de bacon por cima das batatas, cubra tudo com papel alumínio e leve para assar no forno pré aquecido a 230°C por 1 hora.

5

Passado esse tempo, retire o papel alumínio salpique os queijos por cima (mussarela e blue cheese).

6

Volte as batatas para o forno e deixe por mais uns 15 minutos, até ficarem douradinhas. Está pronta sua batata gratinada com creme de leite! Não hesite em preparar e dizer nos comentários o que você achou e bom apetite!

Quer conferir mais receitas de batata gratinada? Veja estas sugestões:

  • Batata gratinada com queijo
  • Batata gratinada com creme de leite
  • Batata gratinada com bacon e calabresa

Se você gostou da receita de Batata gratinada no forno com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.