Receita de Batata portuguesa gratinada

Receita de Batata portuguesa gratinada

Essa receita tem cara de domingo e vai deixar a sua família muito satisfeita pois, além de ser uma receita deliciosa, leva ingredientes muito acessíveis e saborosos como batatas, ovos, azeitonas, queijo, presunto e cebola, todos montados em camadas, regados por um delicioso molho bechamel, que você irá preparar de forma bem simples!

Quer aprender o passo a passo correto para esta versão da batata à portuguesa no forno? Então acompanhe a receita de batata portuguesa gratinada em fotos aqui no TudoReceitas! Você com certeza irá amar!

8 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Molho bechamel
Como fazer Batata portuguesa gratinada:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a batata portuguesa gratinada.

2

Separe também os ingredientes para o preparo do molho bechamel, também conhecido como molho branco.

Dica: o fouet (batedor de arame, de silicone ou de plástico) é um utensílio que irá facilitar a mistura homogênea de todos os ingredientes do molho.

3

Leve as batatas descascadas e em rodelas não muito finas para dar uma pré cozida em água e sal, por alguns minutos, até que estejam al dente. Escorra-as e reserve-as.

Dica: é importante que as rodelas de batatas estejam pré cozidas, porém ainda firmes, por isso acompanhe o tempo de cozimento com atenção.

4

Enquanto as batatas cozinham, prepare o molho bechamel! Para isso, numa panela média, derreta a manteiga em fogo brando e adicione a farinha de trigo.

5

Mexa a farinha de trigo na manteiga com um auxílio de um fouet, até ficar bem misturada e virar uma pasta. Acrescente o leite em temperatura ambiente e não pare de mexer.

6

Quando ganhar uma consistência cremosa e não escorrer, como mostra a foto, desligue o fogo.

Dica: para saber se o ponto do molho está correto, com as costas de uma colher coberta com o molho, passe o dedo e veja se formará esse caminho. Caso não escorra, o ponto estará correto.

7

Tempere esse molho bechamel para batata gratinada com sal, pimenta do reino e noz moscada e misture até ficar homogêneo. Reserve.

8

Numa frigideira, refogue as rodelas de cebolas com azeite de oliva até ficarem levemente douradas. Reserve.

9

Num refratário médio, untado com azeite de oliva, acomode uma camada de rodelas de batatas pré cozidas e, por cima, cubra com metade do molho bechamel.

Dica: pré aqueça o forno a 200 graus neste momento.

10

Coloque todas as rodelas de cebola refogadas sobre o molho, para agregar mais sabor e textura nesta receita de batata portuguesa gratinada no forno.

11

Cubra com o presunto e o queijo muçarela em tirinhas ou ralados.

12

Finalize com mais uma camada de rodelas de batatas pré cozidas, o molho bechamel restante e queijo parmesão. ralado.

13

Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por 20 minutos, depois retire do forno.

14

Decore a batata portuguesa com fatias de ovos cozidos e azeitonas pretas e leve novamente ao forno para terminar de gratinar, por cerca de 15 minutos ou até dourar levemente.

15

Retire o refratário do forno e decore com salsinha picada. Sua batata portuguesa gratinada está pronta para ser servida! Esse prato é muito delicioso e bastante cremoso! Ficará perfeita acompanhado de arroz branco e um bom vinho ou como acompanhamento de carne ou peixe.

16

Esperamos que você tenha gostado desta receita de batata à portuguesa gratinada e bom apetite!

Se você ama receitas com batata gratinada, veja também como fazer:

  • Torta de bacalhau gratinado com batata
  • Batata gratinada com carne moída
  • Batata gratinada com bacon e requeijão

Se você gostou da receita de Batata portuguesa gratinada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.