Receita de Batatas à la huancaína

Receita de Batatas à la huancaína

As batatas à la huancaína, ou papas à la huancaína, são uma receita típica do Peru. Consiste em batatas cozidas e acompanhadas de molho à huancaína, um molho simples de pimenta ají amarela e queijo. No Brasil é difícil encontrar os ingredientes da receita original, porém abaixo deixamos sugestões de substituição. Experimente esta receita peruana de batatas à la huancaína, não irá se arrepender!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Popular na Primavera-Verão, Pouco picante, Cozido, Receitas do Peru
Ingredientes:
Como fazer Batatas à la huancaína:
1

Antes de fazer esta receita de batatas com molho, comece por reunir os ingredientes.

Dica: Em lugar do ají amarelo, você pode usar pimenta dedo-de-moça, de cheiro ou pimenta cumari, na mesma quantidade e sem sementes.

2

Em uma panela com água fervente, cozinhe as pimentas cortadas em metade durante 5 minutos. Escorra e repita por 3 vezes, para eliminar uma parte do sabor ardido destas pimentas peruanas.

3

Em seguida bata no liquidificador as pimentas e o leite, até obter uma pasta.

4

Adicione o queijo cortado em pedaços, volte a bater, acrescente os biscoitos e bata novamente, para formar uma mistura homogênea. Tempere a gosto com sal e pimenta, algumas gotas de limão e azeite de oliva.

Dica: Caso seu molho não fique tão amarelinho, adicione um pouco de curry.

5

Com o molho pronto, o passo seguinte é cozinhar as batatas em água por 30 minutos, ou até que fiquem macias o suficiente para se conseguir afundar um palito delas.

6

Finalmente descasque as batatas, polvilhe sal e sirva regadas com molho abundante. As batatas à la huancaína são uma receita que tradicionalmente se serve fria e no verão, você pode ainda acompanhar com azeitonas, ovos cozidos ou nozes. Experimente e diga-nos o que achou!

Se você gostou da receita de Batatas à la huancaína, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas peruanas.